A mulher do candidato às presidenciais francesas, François Fillon, foi acusada de três crimes, noticia o britânico The Guardian. Penelope Fillon está a ser indiciada por desvio de fundos, apropriação indevida de fundos públicos e fraude agravada.

Penelope Fillon, de 61 anos, foi ouvida durante horas esta terça-feira em tribunal, no âmbito de uma investigação sobre a suspeita de falsa prestação de serviços. A 25 de janeiro era notícia que a mulher do ex-primeiro-ministro francês, e candidato de direita às eleições presidenciais de maio, teve durante anos um emprego fictício enquanto assistente parlamentar.

Mulher de ex-primeiro-ministro francês, François Fillon, ganhou 500 mil euros em emprego fictício

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A alegada função permitiu-lhe ganhar cerca de 500.000 euros de dinheiro público, segundo avançou à data uma investigação do jornal satírico Le Canard Enchaîné. Ao todo, a mulher e dois dos cinco filhos do casal terão acumulado mais de 900.000 euros em cerca de dez anos.

François Fillon formalmente indiciado por desvio de fundos públicos

Fillon, por sua vez, que foi formalmente indiciado em meados de março por desvio de fundos públicos e apropriação indevida de fundos. Apesar de estar a ser investigado, François Fillon continua na corrida às eleições presidenciais francesas.