Pedro Dias, o alegado autor dos crimes de Aguiar da Beira, foi absolvido do crime de furto de duas matrículas. De acordo com a SIC Notícias, o Tribunal de S. Pedro do Sul não encontrou provas suficientes para condenar o homem de 44 anos, suspeito num outro processo da autoria material de dois crimes de homicídio qualificado, entre outros.

O crime remonta a janeiro de 2012, altura em que Dias terá roubado duas matrículas na freguesia de Valadares, no concelho de S. Pedro do Sul. Dias, que se encontra detido preventivamente no estabelecimento prisional de Monsanto, em Lisboa, começou a ser julgado a 17 de março, negando sempre a autoria do furto. Pedro Dias, que prescindiu estar presente na audição, ouviu a sentença via videoconferência.

Julgamento de Pedro Dias junta uma centena de pessoas. “Quero ver a cara que ele traz”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um dos principais indícios que o Ministério Público tinha contra Pedro Dias era a descoberta das duas placas no interior da sua quinta, em Arouca, três anos depois de terem sido roubadas. Em tribunal, o suspeito explicou que andavam a acontecer “coisas estranhas” no interior da sua propriedade, situação que pensou estar relacionada com a ex-mulher, com quem mantinha uma disputa judicial pela guarda da filha. Além disso, de acordo com Dias, que na altura estaria na África do Sul, a propriedade não se encontrava vedada e que qualquer pessoa poderia ter lá entrado.

Depois do furto, Pedro Dias terá abordado o dono da viatura, procurando fazer com que ele desistisse da queixa e oferecendo-se para pagar as despesas tidas com as novas matrículas. Apesar disso, o suspeito nunca admitiu a autoria do crime, não havendo por isso provas suficientes para ser condenado. O Ministério Público tinha pedido pena de multa.

Dias terá ainda de responder a dois crimes de homicídio qualificado em Aguiar da Beira, três de homicídio qualificado na forma tentada, três de sequestro e um de roubo. O suspeito entregou-se à Polícia Judiciária depois de quatro semanas em fuga.