O ciclone Debbie que atingiu, desde segunda-feira, o continente australiano deixou mais de 63 mil casas sem energia. As autoridades estão concentradas em fornecer primeiro água e comida às vitimas do ciclone e, segundo o diretor executivo da Associação Australiana de Retalhistas, Russell Zimmerman, é esperado um aumento nos preços da mercearia. Os habitantes ainda sentem alguma chuva intensa e ventos fortes, mas o temporal já baixou a intensidade, passando a ser considerada uma tempestade tropical.

Segundo informa Annastacia Palaszczuk, Líder do Parlamento Estadual de Queensland, houve danos estruturais consideráveis na região de Whitsunday e a prioridade é levar água à Ilha Daydream onde estão centenas de pessoas e estabelecimentos com escassos recursos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao The Guardian, a líder do Parlamento Estadual de Queensland disse que a recuperação das zonas mais afetadas pelo ciclone podem demorar meses até estarem completamente normalizados. Os maiores estragos foram provocados pelos ventos com velocidades superiores a 200 km/h.

Toda a região afetada pelo ciclone continua sob chuva intensa, ondas de grandes dimensões e marés altas.

A repórter do News.com.au estava alojada no Airlie Beach e contou à Fox News que as pessoas acordaram com cenários de devastação na manhã de terça-feira. O hotel devia ser resistente a ciclones de categoria 5 mas, apesar do Debbie a ser avaliado como categoria 4, os quartos ficaram inundados, as portas ficaram penduradas e partes do telhado voaram.

Quanto aos agricultores, ainda estão a avaliar os prejuízos mas avisam que os retalhistas devem esperar um aumento nos preços. “Acho que, nas próximas semanas, vai haver alguma escassez de produtos, não em todos os locais, mas em alguns retalhistas, pois é possível que tenham de procurar além mar para comprarem alguns produtos”, conta à ABC o diretor executivo dos agricultores locais, concluindo que “infelizmente os preços vão subir nos supermercados e isso vai afetar todos [na Austrália]”.

Entretanto o ciclone Debbie perdeu força, tendo passado a ser considerado uma tempestade tropical. Até ao momento ainda não há indicação de vítimas, mas existem algumas zonas com o acesso muito dificultado. As Ilhas Whitsunday, Bowen e Prosepine foram as áreas onde o impacto do ciclone Debbie foi de maior intensidade.