Uma semana depois do atentado terrorista de Londres, várias pessoas ligadas ao autor dos ataques falaram publicamente sobre o sucedido. Um deles foi o antigo patrão de Khalid Masood, que afirmou nunca se ter apercebido do seu radicalismo islâmico.

Farasat Latif, diretor de uma escola de línguas em Luton, onde o terrorista trabalhou entre 2010 e 2012, contou ao jornal britânico The Guardian que nunca reparou em quaisquer sinais ou comportamentos evidentes de ligação ao radicalismo islâmico. Segundo ele, era um homem “apolítico”, calmo, simpático e muito profissional.

O diretor da escola admitiu ainda ter conhecimento do passado de Masood. Aliás, foi o próprio a revelar-lhe tudo: “Contou-me que tinha tido uma vida muito conturbada, que se tinha envolvido em diversos crimes violentos, que era uma pessoa violenta”. No entanto, depois de ter estado preso, Massod fez uma promessa: “Não voltar ao crime, limpar a sua vida e tornar-se uma pessoa melhor”.

Quando o nome do autor dos ataques de Londres foi divulgado, Latif admitiu que o seu primeiro pensamento foi contactar Masood, por pensar que era uma coincidência. Mas não era: Khalid Masood, o mesmo que trabalhou na escola que Latif dirige ainda hoje, atropelou dezenas de pessoas na ponte de Westminster e esfaqueou mortalmente um polícia. Ao todo, morreram cinco pessoas, entre as quais Masood, e 40 ficaram feridas.

Quem era Khalid Masood, o autor do atentado terrorista em Londres?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR