Iordanov recordou recentemente o seu passado no Sporting com emoção e saudade. A reação do antigo avançado perante as memórias ‘leoninas’ numa reportagem da Globo, causou tanto impacto que o clube vai fazê-lo regressar a Lisboa para ‘matar saudades.’

Na reportagem, o antigo capitão do Sporting relembrou o seu passado de ‘leão ao peito’ e emocionou-se ao receber mensagens de ex-colegas. O impacto foi global. O clube reagiu e, segundo o Jogo, quer reunir o antigo capitão búlgaro com o seu compatriota e também antiga glória do Sporting, Balakov. O jornal desportivo avança ainda uma data: será a 15 de junho.

Momentos de Iordanov no Sporting

Ao longo de 10 temporadas foram muitos os momentos que o avançado búlgaro deixou marcados na história do SPorting. Uns melhores, outros piores. O Observador reuniu alguns.

91/92: o início

Iordanov chegou a Alvalade na época de 1991/1992 pela mão de Sousa Cintra, vindo do Lokomotiv Gorna. Nessa época marcou 11 golos e alcançou logo um (pequeno) troféu: a Taça de Honra AFL ao Benfica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Herói do Jamor

Foi na época de 1994/1995, concretamente a 10 de junho de 1995, que Iordanov alcançou o título de ‘herói’ do Jamor, ao marcar os dois golos que deram a conquista da Taça de Portugal ao Sporting frente ao Marítimo, quebrando assim um jejum de 13 anos.

Diagnóstico da doença ao 29 anos

Iordanov cumpria a sétima temporada no Sporting quando num treino pela seleção búlgara ficou, repentinamente sem forças na perna esquerda. Fez exames e mais tarde soube do diagnóstico: esclerose múltipla. No entanto a doença não o travou. Continuou a jogar e a lutar contra a doença, sempre com vigilância médica.

O capitão de Alvalade

Na época de 1998/1999 Iordanov foi nomeado, pelo balneário leonino, capitão do Sporting. Assim se manteve até sair na época seguinte.

10 anos depois, campeão nacional

No ano em que fazia 1o anos em Alvalade, Iordanov conseguiu o primeiro e único título de campeão nacional pelo clube. Na noite dos festejos subiu à estátua do Marquês de Pombal, em Lisboa, e ‘ofereceu’ o cachecol ao Marquês.

A merecida homenagem

Em 2010 o Sporting fez regressar o antigo capitão ‘leonino’ para uma homenagem. No jogo no relvado do Estádio José Alvalade, reuniram-se antigos jogadores de futebol e amigos de Iordanov. As bancadas do estádio também se encheram para o homenagear.