A derrota desta terça-feira na Madeira contra a seleção sueca não vai impedir o selecionador nacional de futebol, Fernando Santos, de passar o próximo domingo a rezar o terço com mais de mil jovens da diocese de Lisboa. Assumidamente crente, o treinador que levou Portugal ao título de campeão europeu nunca escondeu a sua relação com a fé católica. Em junho, chegou mesmo a escrever uma carta a agradecer a Deus por ter “iluminado e guiado” a equipa, antecipando a vitória no Euro 2016.

No próximo domingo, Fernando Santos participa na Jornada Diocesana da Juventude, em Odivelas, onde vai rezar o terço com os jovens do Patriarcado de Lisboa. Segundo fonte da diocese, o evento, que contará ainda com a participação de jornalistas como Laurinda Alves ou João Miguel Tavares, terá como tema “Com Maria abraçamos o mundo”, a pretexto da comemoração do centenário das aparições de Fátima.

No final do ano passado, em entrevista ao Observador, o selecionador nacional sublinhou a importância da fé na sua vida de treinador de futebol, recordando como uma leitura da Bíblia foi fundamental na final do Euro 2016, contra França: “Na final, antes de ir para a palestra com os jogadores, eu estava a ler o Evangelho do dia e houve uma frase que saltou muito clara à minha frente, e disse: esta é a frase-chave, é assim que eu vou ganhar o campeonato da Europa. E usei-a na palestra. Disse-lhes que neste jogo vamos ter de ser simples como as pombas e prudentes como as serpentes. Aquilo parecia-me a chave exata para aquele jogo com a França”.

https://observador.pt/videos/entrevista-2/veja-aqui-a-entrevista-completa-a-fernando-santos/

Enquanto vai preparando a convocatória para a Taça das Confederações — troféu disputado entre os vencedores dos campeonatos de cada continente –, o selecionador nacional vai aproveitar para partilhar o seu testemunho de fé com os jovens lisboetas e orientá-los numa parte do terço, que considera “uma das orações mais belas de fazer”. Para Fernando Santos, “rezar o terço é sempre auxiliador”. É “um fator de meditação, de interiorização, de reflexão sobre a vida”, disse o técnico à Agência Ecclesia, em outubro do ano passado.

A Jornada Diocesana da Juventude decorre durante todo o dia em vários locais de Odivelas e até já tem uma aplicação para telemóvel. A participação de Fernando Santos na oração do terço está agendada para as 11h30, no Jardim da Música. Já o encerramento do evento, que conta com a presença do cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, está marcado para as 17h00, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR