A entrevista dura um pouco mais de quatro minutos. Mas, sem querermos ser injustos para com o entrevistado, é do meio para a frente que a coisa se torna entusiasmante para os indefectíveis dos automóveis.

O norte-americano George Foreman é conhecido, da maioria, enquanto pugilista profissional. Com 81 combates e 76 vitórias (68 por KO), além da medalha de ouro nas olímpiadas de 1968, também conquistou seis títulos mundiais, dois deles na categoria de Pesos Pesados (o último dos quais obtido com 45 anos, um recorde que ainda hoje vigora).

Mas “Big George”, como também é conhecido, nutre igualmente uma paixão avassaladora por automóveis. E tem por hábito coleccioná-los. A sua presença no programa de Graham Bensinger serviu, por exemplo, para saber que são mais de 50 os que hoje tem em sua posse, e que alguns até tem de esconder da sua mulher…

O dinheiro amealhado durante a sua carreira e a sua bem-sucedida actividade de empresário permitiram-lhe adquirir um invejável número daqueles modelos com que a maioria mais não consegue do que sonhar. Ainda assim, o preferido de Big George continua a ser o Volkswagen Carocha descapotável de 1977, em redor do qual criou a sua fantástica colecção.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A razão é simples. De origens assumidamente modestas, George Foreman sempre olhou para os automóveis como algo capaz de traduzir as suas conquistas, de lhe conferir estatuto. E esse Carocha era mesmo o seu automóvel de sonho quando, pela primeira vez, conseguiu reunir o dinheiro para comprar o veículo capaz de provar que tinha alcançado um feito. Que tinha “lá chegado”, como refere.

Hoje, Foreman afirma nem sequer saber, em concreto, quantos automóveis possui. Sabe, apenas, que são mais de 50, e que se encontram guardados em diversos locais. Entre eles podendo encontrar-se inúmeros Chevrolet (e especialmente Corvette), uma pick-up GMC dos anos de 1950, um Ferrari 360 Spider, um Lamborghini Diablo, um Ford GT, um Mercedes Classe G e um Mercedes SL R129.

A sua vida agitada não permite a “Big George” conduzir regularmente as suas preciosidades. Mas o seu terceiro de 10 filhos, e um dos quatro chamados George, não só apresenta a colecção do seu pai às câmaras, como assume ter já conduzido boa parte delas a velocidades proibitivas. Excepção feita, claro está, para o famoso Carocha, do qual não está autorizado nem a abrir a porta.