O português Frederico Morais vai reencontrar o australiano Adrian Buchan na segunda eliminatória, de repescagem, do Drug Aware Margaret River Pro, na Austrália, da segunda etapa do circuito mundial de surf.

O surfista cascalense, um dos 13.ºs do ‘ranking’ mundial, que foi relegado para esta fase pelo havaiano John John Florence, campeão do mundo, e pelo ‘wild-card’ australiano Jacob Wilcox, vai disputar a qualificação para a terceira ronda frente a Buchan, que derrotou na Gold Coast e segue entre os 25.ºs, no nono ‘heat’.

Na primeira ronda, disputada com condições difíceis do mar, ‘Kikas’ não foi além dos 3,40 pontos (2,83 e 0,57), insuficientes para a qualificação direta para a terceira eliminatória, contra os 13,67 (7,17 e 6,50) de John John e os 4,40 (0,93 e 3,47) de Wilcox, ‘carrasco’ do norte-americano Kelly Slater em Peniche em 2013.

Foram ainda relegados para a repescagem vários antigos campeões do mundo, como os brasileiros Gabriel Medina e Adriano de Souza e os australianos Joel Parkinson e Mick Fanning, assim como Owen Wright, atual líder do circuito graças ao triunfo na Gold Coast.

Além de John John Florence, também Slater, 11 vezes campeão do mundo, e o havaiano Sebastian Zietz, que defende o título em Margaret River, escaparam à ‘razia’ e avançaram diretamente para a terceira ronda. O período de espera do segundo dos três campeonatos australianos do circuito decorre até 09 de abril.

Na sua primeira prova como integrante da elite, Frederico Morais foi derrotado por Slater, depois de ter batido Buchan e o brasileiro Filipe Toledo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR