Já era conhecido o conselho “se conduzir, não beba”, mas agora passa igualmente a existir a dica “se beber e fumar marijuana, por favor não apareça para trabalhar”. Esta é pelo menos a posição da BMW, que viu dois dos seus funcionários cair para o lado na linha de montagem que possui em Munique, na Alemanha.

Segundo o Bild, os operários em questão eram polacos e após ingerir uma “quantidade enorme de álcool”, antes de iniciar o turno da noite, decidiram que a cereja no topo do bolo seria fumar uns charros nos balneários no curto intervalo a meio do turno, assim à laia de ganhar coragem para mais umas horas a montar automóveis.

Misturar bebida e drogas tinha tudo para correr mal, sobretudo no local de trabalho, e a prova que é às 22h40 estavam os dois polacos desmaiados, em plena fábrica alemã. Entre acudir aos colegas deitados no chão ou aos carros que passavam na linha de montagem, onde era pressuposto montar determinadas peças previstas para cada posto de trabalho, alguns dos trabalhadores da BMW optaram por assistir os colegas e chamar a ambulância, enquanto muitos outros simplesmente assistiam. A situação arrastou-se cerca de 40 minutos.

Poucos dias depois, chegou a factura: a BMW teve uma quebra de produção, além de ter de rever todos os automóveis produzidos naquele turno, o que levou a perdas próximas de 1 milhão de euros.

Um dos polacos – aquele que, aparentemente, acusou apenas álcool no sangue – foi transferido para outra função dentro do Grupo BMW (empregado de bar?). O outro, a quem detectaram marijuana sintética no sistema, tem agora mais tempo livre para se entregar à farra que o conduziu ao desemprego.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR