Exercício Físico

Os melhores ténis para cada tipo de treino

Sabia que existem vários ténis de desporto que devem ser usados consoante a modalidade que pratica? Descubra qual é o calçado mais adequado ao seu tipo de treino de alta, média ou baixa intensidade.

Os ténis de média intensidade são ideais para treinos de resistência porque promovem a força e a velocidade.

Lori Adamski-Peek/New Balance

Autor
  • Sílvia Silva

Os pés são a base do corpo. Logo, no mundo do desporto — e juntamente com o soutien certo, os ténis devem ser uma das principais preocupações dos praticantes regulares de exercício físico. Ao caminhar, o impacto causado no chão multiplica 1,5 a duas vezes o peso do corpo, o impacto da corrida três a seis vezes e o salto sete a 13, o que significa que, em cada passada, verifica-se uma carga pelo menos duas vezes superior ao peso do atleta. Logo, não será de estranhar que uma técnica de corrida deficiente, défice de mobilidade ou falta de estabilidade possam estar associadas ao par errado de ténis.

Na hora de comprar o próximo par para levar para o ginásio ou para as corridas na rua, os elementos mais importantes a ter em conta são: tamanho, capacidade de amortecimento e estabilidade. Quando calçar os ténis, deslize o dedo por trás do calcanhar — se não conseguir mexer os dedos do pé, precisa do número acima. Teste o amortecimento saltando ligeiramente a estabilidade inclinando-se para a frente e fletindo os tornozelos. E mais uma dica: de preferência, compre os ténis ao final do dia, ou depois de uma corrida, já que os pés se expandem durante o dia, e use as meias com que costuma correr.

Consoante o tipo de treino, há calçado de desporto desenvolvido para fornecer o suporte, estabilidade e versatilidade necessárias para cada movimento. Com a ajuda de algumas escolhas do Observador, conheça os ténis indicados para ter uma maior flexibilidade segundo o tipo de atividades que pratica:

Atividades com baixa intensidade

Se pratica modalidades como ioga ou pilates, é recomendável que opte por um modelo com proteção flexível e um ajuste extra para uma melhor sensação com os pés descalços. Este é indicado para quem procura firmeza e estabilidade durante a prática de exercício físico de baixa intensidade.

Atividades com média intensidade

Para aumentar a força e velocidade no seu treino de resistência, circuito, musculação, cardio, dança ou kickboxing, experimente uns ténis mais leves e flexíveis. Para correr, devem ainda oferecer um bom amortecimento.

Atividades com alta intensidade

Os ténis de máximo suporte, estabilidade e durabilidade são mais recomendados em modalidades como treino intervalado de alta intensidade (HIIT) ou levantamento de pesos para reduzir impactos e ressaltos ao máximo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Família

Bons pais fazem asneiras de 8h em 8h

Laurinda Alves

Acrescentar a família com mais filhos sim, mas sem pensar demais, sem perder muito tempo, para não perder também a oportunidade e, sobretudo, para não ceder a argumentos acessórios, longe do essencial

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site