Linha de produção responsável pelo fabrico das novas gerações Audi A4 e A5, a fábrica da Audi em Ingolstadt, na Alemanha, encontra-se, neste momento, parada, devido à falta de componentes utilizados na produção destes dois modelos. A situação, avança a marca dos quatro anéis, deve-se a um incêndio ocorrido num dos fornecedores, responsável pelo revestimento da dianteira dos modelos, que, devido a este incidente, teve de interromper o fornecimento.

Segundo revelou um porta-voz da Audi, à agência Reuters, o incidente ocorreu na passada segunda-feira, obrigando à interrupção da produção em Ingolstadt, pelo menos, até esta quinta-feira.

A Audi fabrica, actualmente, em Ingolstadt, cerca de 1.400 unidades dos modelos A4 e A5 por dia, nas suas mais variadas versões. Sendo que, com esta paragem forçada, a marca deverá deixar de produzir cerca de 5.600 unidades destes dois modelos, naquela que é a segunda maior fábrica da marca em solo europeu.

Resultado também deste contratempo, cerca de 8.500 dos 43 mil trabalhadores que trabalham no complexo de Ingolstadt, foram mandados para casa, até ao recomeço da produção.

Além do A4 e A5, esta fábrica é também responsável pelo fabrico do SUV Q2 e de toda a família A3, S3 e RS3 incluídos. Sendo que, só em 2016, foram aí produzidos um total de 592.337 automóveis, a uma média de um carro a cada 30 segundos, e de 2.500 carros por dia.

Quanto aos modelos agora afectados, são igualmente produzidos na unidade de Neckarsulm, na Alemanha, onde a produção não foi afectada pelo incidente envolvendo um dos fornecedores da fábrica de Ingolstadt. Por este motivo, um responsável da marca dos quatro anéis em Portugal afirmou já ao Observador acreditar que a interrupção da produção em Ingolstadt não afectará quaisquer entregas de veículos A4 ou A5 a clientes portugueses. Assegurando que, até pelas informações de que neste momento dispõe, tudo deverá decorrer dentro da normalidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR