O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu esta terça-feira suspender Bruno de Carvalho por 113 dias. Na base da decisão está uma queixa apresentada pelo Benfica a 30 novembro de 2015. O presidente do Sporting foi declarado culpado de três infrações de lesão da honra e reputação por críticas feitas a Vítor Pereira, então presidente do Conselho de Arbitragem. Além do período de suspensão, Bruno de Carvalho foi condenado ao pagamento de uma multa de 2.869 euros.

Agora, e depois da entrevista de Bruno de Carvalho à TVI na noite desta quarta-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou novo procedimento disciplinar a Bruno de Carvalho por “incumprimento de sanção de suspensão e declarações na comunicação social”. Bruno de Carvalho defendeu na entrevista à TVI que ninguém, nem mesmo a Federação Portuguesa de Futebol, pode retirar-lhe o direito de representar o Sporting, e negou ter cometido qualquer infração para ser suspenso 113 dias.

Já disse cinco vezes, vou dizer a sexta: há-de aparecer quem quer que for que me retire o direito que os sócios do Sporting me deram. Isso está fora de questão [não representar publicamente o Sporting].Os sócios elegem-me e não é órgão nenhum da FPF que decide que não posso ser presidente”, disse Bruno de Carvalho em entrevista à TVI.

O presidente do Sporting considerou ainda “inaudito” que o Conselho de Disciplina tenha optado por analisar as suas declarações como um todo e não individualmente.

“Sou punido por três infrações autónomas, mas o acórdão dispensa-se de analisá-las individualmente. O que fizeram é analisar como um todo. Isto deve ser inaudito. Uma coisa é apreciar o que foi dito no caso 1, 2 e 3, outra é apreciar o conjunto, sem analisar especificamente”, explicou, acrescentando depois que o antigo presidente do conselho de arbitragem “não fez bem nenhum ao futebol”, mas também que as críticas a Vítor Pereira são a “análise opinativa de uma pessoa” e não “uma análise à classe [da arbitragem] inteira”.

Entretanto, e depois de conhecido o novo procedimento disciplinar instaurado pelo Conselho de Disciplina, Bruno de Carvalho reagiu na sua página oficial de Facebook, lembrando que aquela organismo “não tem poderes para limitar” o direto do presidente do Sporting a “exprimir-se livremente em defesa dos interesses do Sporting”.

https://www.facebook.com/PresidenteSportingClubedePortugal/posts/1033547580109370

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR