O Estado injetou esta quinta-feira 2.500 milhões de euros na Caixa Geral de Depósitos (CGD), concluindo assim a segunda fase do processo de recapitalização do banco público, informou esta quinta-feira o Ministério das Finanças.

“Conclui-se hoje a segunda fase do processo de recapitalização da CGD, com a subscrição e realização do aumento de capital em dinheiro pelo Estado Português, no montante de 2.500 milhões de euros”, anunciou esta quinta-feira o ministério tutelado por Mário Centeno.

Para as Finanças, com esta injeção estatal, que ocorre depois de a CGD já ter aumentado o seu capital em 1.945 milhões de euros, “Portugal fica com o seu principal banco em condições sólidas, assim contribuindo para o fortalecimento do sistema financeiro do país e para a dinamização da economia portuguesa”.

A CGD está em processo de recapitalização, num montante de cerca de 5.000 milhões de euros, aprovado entre o Governo português e a Comissão Europeia, depois de ter apresentado um prejuízo histórico de 1.859 milhões de euros em 2016.

A Caixa já tinha recebido 1.445 milhões de euros da transferência de ações da ParCaixa e dos instrumentos de capital contingentes – CoCo’s – subscritos pelo Estado e emitido 500 milhões em dívida perpétua. Assim, ficam apenas por emitir dívida em 430 milhões até aos próximos 18 meses para concluir o total de cerca de 5.000 milhões de euros de recapitalização do banco público.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR