Chama-se FT-4X e, por ora, só foi divulgada uma imagem que permite ver a roda e parte do pára-choques dianteiro. Mas está já confirmado que a Toyota irá revelar no Salão de Nova Iorque, em Abril, o protótipo de um novo todo-o-terreno, que se espera concorra directamente com o Jeep Wrangler – havendo quem aposte tratar-se do sucessor do FJ Cruiser, modelo desconhecido da esmagadora maioria dos europeus e descontinuado em 2016, que registou algum êxito no mercado norte-americano.

Na imagem libertada pelo construtor japonês é ainda possível verificar que o FT-4X está equipado com pneus Goodyear de todo-o-terreno, sendo praticamente certo que contará, igualmente, com tracção integral. Quanto à sigla FT-4X, a primeira parte, e como já aconteceu noutras oportunidades (por exemplo, com o FT-86), decerto significa “Future Toyota”; a segunda deverá aludir à tracção 4×4.

Do que não restarão grandes dúvidas é que o FT-4X, assim como o modelo de produção em série que dele venha a resultar, terá que utilizar uma motorização mais eficiente e ambientalista que o V6 de 4,0 litros e 260 cv utilizado pelo FJ Cruiser. Muito provavelmente híbrida, seja numa configuração V6 semelhante à utilizada por alguns modelos da Lexus, seja uma variante mais poderosa do grupo motopropulsor utilizado pelo C-HR, a nova coqueluche da marca nipónica. Dúvidas a esclarecer dentro de alguns semanas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR