Green 2 Feed, Feet IT, Meal Healthy App ,VRSSP e Polis. São estes os nomes das cinco ideias vencedoras do Startup Momentum, programa do Estado que visa apoiar projetos de base tecnológica e se destina a estudantes recém-licenciados ou finalistas do Ensino Superior. Os vencedores vão ter acesso a incubação, alojamento e a uma bolsa mensal de 691,70 euros durante um ano, no âmbito da Estratégia Nacional para o Empreendedorismo, do Governo.

O anúncio foi feito, na quarta-feira, pelo secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, durante o evento WE’BIZ Talk Scaling Up Globally from Portugal, promovido pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), no Porto.

Os cinco projetos vencedores, selecionados de um total de 50 candidaturas, atuam em áreas como a agro-indústria, calçado, saúde, realidade virtual e empreendedorismo social. Os projetos vão ser integrados em cinco incubadoras nacionais: Healthcare City (parceria entre a Nova Medical School e Faculdade de Ciências Médicas), Incubadora de Empresas da Universidade de Aveiro, Startup Braga, TecLabs (centro de inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa) e Vodafone Labs (incubadora da Vodafone).

A Green 2 Feed pretende transformar resíduos orgânicos em alimento natural para animais, através de uma técnica de compostagem com insetos, utilizando um processo de produção rápido, de baixo custo e ambientalmente sustentável.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Feet IT é uma aplicação móvel que pretende mudar o paradigma de compra de calçado, ao criar um perfil dos pés e ao recomendar o tamanho e modelo certo, em função da marca, tipo de calçado e características específicas de cada pé.

O Meal Healthy App é uma aplicação no formato de rede social orientada para a área de fitness/lifestyle, com uma loja virtual associada. Como funciona? Reunindo numa plataforma informação, ideias, receitas, contacto com outros utilizadores e profissionais da área, como personal trainers e nutricionistas, e possibilitando a compra de planos de treino/alimentação e acompanhamento online.

O VRSSP foca-se em tornar serviços baseados em tecnologia de Realidade Virtual e pré-visualização 3D acessíveis a empresas que comercializam produtos à base de catálogo, com especial foco nas pequenas e médias empresas (PME).

O Polis é uma aplicação móvel que quer revolucionar a forma como os millennials se relacionam com a política, permitindo acompanhar as iniciativas que estão a ser trabalhadas e votadas a nível nacional e local, publicar conteúdo sobre a atualidade política nacional para quem queira aprofundar as notícias e criar um perfil de cidadão com compilação de propostas e votações realizadas.

Além do apoio da ANJE, a Movijovem vai dar alojamento gratuito dos vencedores na sua rede de Pousadas de Juventude.

O Startup Momentum começou em 2015, na Startup Lisboa, na altura liderada por João Vasconcelos. Com a entrada do secretário de Estado da Indústria no Governo, o programa integrou a estratégia nacional para o empreendedorismo – o programa Startup Portugal.