A Nintendo Switch ainda não fez um mês no mercado e, para além do tremendo sucesso de vendas, começa já a cumprir com aquela que era, para nós, a grande tónica da consola. Numa época em que “jogar acompanhado é quase sinónimo de “jogar online”, a Nintendo Switch quer recordar-nos o quão simpáticas eram as tardes de jogo lado a lado com os nossos melhores amigos. E tem em Snipperclips o seu maior estandarte nesta luta.

Snipperclips é um jogo de puzzle com uma ideia simples mas memorável: os 2 protagonistas (chamados Snip e Clip) são dois recortes de papel com olhos, boca e pés, que têm de se entreajudar para resolver cada um dos quebra-cabeças que constitui cada nível.

Para isso, temos de contar com a possibilidade de os dois puderem recortar um pedaço um do outro, onde ambos se intersectam. Parece estranho? Imaginem dois pedaços de papel coloridos que, quando sobrepostos, o de baixo é recortado com a forma do que está em cima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Visto que os dois pequenos pedaços de papel não possuem mãos, temos de conseguir recortá-los em formas que permitam o manuseio de alguns objetos que vão aparecendo, tais como bolas, ovos, botões e lápis. O desafio está em encontrar a forma certa a atribuir a cada um dos pedaços de papel.

Alguns níveis exigem que consigamos reproduzir uma forma específica com os dois protagonistas, e aí teremos de os rodar, recortar, agachá-los ou encavalitá-los, com um objetivo único: o seu conjunto tem de conseguir construir a forma pedida.

Se nos enganarmos no recorte, tanto Snip como Clip têm a possibilidade de recuperar forma original para tentarmos outra vez.

Snipperclips pode ser jogado sozinho, visto que os comandos permitem o controlo alternado das personagens. Mas só quando passamos um dos dois Joy-Cons que vêm com a consola a alguém ao nosso lado é que sentimos o verdadeiro apelo do jogo. Seja no conforto do sofá da sala ou em qualquer outro lado, como o café ou um bar (visto que o jogo é perfeitamente jogável com a Switch em modo “mesa”) é em modo partilha e cooperação que se revela todo o potencial de Snipperclips.

A partir do momento em que é jogado a dois – como ele deve ser realmente jogado – é que percebemos que a dificuldade crescente de cada puzzle exige uma grande cooperação para serem resolvidos. Alguns puzzles mais desafiantes exigem até uma eficácia e o controlo simultâneo dos jogadores, o que exige uma grande concentração mas com muitas gargalhadas à mistura, à medida que os dois papéis vão sendo recortados em formas cada vez mais estranhas.

Snipperclips é um conceito estranho de explicar mas imediato de compreender assim que pegamos num Joy-Con. Não é de certeza o jogo visualmente mais brilhante da Nintendo Switch, mas é um dos dois jogos obrigatórios da consola e que nos traz de volta o prazer de voltar a jogar acompanhado, no sentido literal, já que obriga a passar o comando à pessoa que está sentada ao nosso lado.

A Nintendo Switch prometeu devolver os jogadores ao sofá, lado a lado a partilhar momentos de diversão. Snipperclips é a primeira resposta a essa vontade, um ótimo jogo cooperativo e uma grande comédia para festas com a família e amigos. Com um conjunto extra de Joy-Cons, o jogo permite até quatro jogadores em simultâneo a dividirem o ecrã. É atualmente o jogo que melhor representa o potencial familiar da Switch, numa época em que o mundo contemporâneo parece impelir-nos a estarmos unidos apenas à distância da internet.

Ricardo Correia, Rubber Chicken