A nova versão do Windows 10, chamada Creators Update, vai começar a ser disponibilizada em todo o mundo no próximo dia 11 de abril. A atualização do sistema operativo da Microsoft promete maior segurança, maior conforto para os jogos e ainda oferecer a interação com o 3D e a Realidade Mista (Realidade Virtual e Aumentada) a todos os utilizadores.

A atualização vai ser disponibilizada para todos os utilizadores Windows de forma gratuita, em conjunto com os novos equipamentos da marca, o Surface Book e o Surface Studio, que vão ser disponibilizados em novos mercados – Áustria, China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça e Reino Unido.

Focado na criatividade do utilizador, o Creators Update pretende trazer o 3D e a Realidade Mista para junto de qualquer pessoa, para que o utilizador seja livre de criar o mundo que assim entender.

A juntar a estas funcionalidades, a nova versão permite ainda transmitir em broadcast qualquer jogo de um forma simples e quase direta. Também o Edge – browser prórpio da Microsoft que veio substituir o Internet Explorer – vai receber algumas melhorias, começando pelas capacidades de segurança adicionais e por novas ferramentas de privacidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No mundo 3D a Microsoft apostou no seu conhecido programa de desenho, o Paint. Esta nova versão terá uma interface simples e intuitiva capaz de criar conteúdo em 3D através de um rascunho e, até mesmo, de uma fotografia em 2D, que facilmente se transforma num objeto em três dimensões que pode ser modificado ao gosto de cada um.

“A maioria de nós esteve limitado a duas dimensões” diz, em comunicado, Yusuf Mehdi, vice-presidente de marketing da Microsoft, “no entanto, nós vivemos num mundo multi-dimensional. Com o 3D, podemos transmitir as nossas ideias e transmitir o que sentimos de uma forma melhor”, conclui.

Segundo os dados disponibilizados pela Microsoft, é esperado que a indústria 3D cresça 62% até 2020, e a empresa quer ajudar nesse crescimento com a disponibilização do Creators Update.

Como foi anunciado em outubro, no evento da Microsoft, os jogos contam agora com o Beam, que vai permitir transmitir em direto os jogos para que seja mais fácil a interação com outros jogadores. Através de um simples comando (Windows + G) e um clique em “Broadcast” o jogo começa a ser transmitido, em direto, através da plataforma Beam.

Microsoft leva o 3D a todos e apresenta um novo desktop cheio de novidades

Novidades mais pequenas e pensadas no comum utilizador vão também ficar disponíveis a partir 11 de abril. Será implementado, no sistema, um filtro que reduz a luz azul para reduzir a influência negativa da luz do computador. Para quem costuma trabalhar à noite, esta funcionalidade vai ajudar a que o cérebro se mantenha pronto a “desligar” em vez de despertar devido à luz clara que o monitor emite.

O Windows Hello vai continuar presente mas com novas funcionalidades. Enquanto que, atualmente, é utilizado para reconhecer a impressão digital dos utilizadores (em equipamentos com esse sensor implementado) ou reconhecer o rosto, vai passar a ser compatível com qualquer iPhone, Android ou Windows Phone para ser capaz de detetar quando se afasta do computador (ou tablet). Ao perceber que o utilizador se afastou, o Windows Hello vai tratar de, automaticamente, bloquear o acesso à sua área de trabalho, evitando o acesso por parte de desconhecidos.

Esta funcionalidade de bloqueio automático será compatível com qualquer smartphone, smartband ou outro dispositivo que seja emparelhado com o computador.