Com o novo iOS 10.3 a Apple introduziu uma funcionalidade que é quase impercetível, o Apple File System. Além de maior rapidez no processamento dos ficheiros, este novo sistema de gestão de conteúdos consegue libertar até quase 8GB de memória nos smartphones e tablets da marca.

Tem iPhone ou iPad? Tenha cuidado com a próxima atualização do iOS

Depois de utilizar o sistema de gestão de ficheiros HFS+, uma tecnologia já com 30 anos de existência, a Apple decidiu implementar um sistema próprio que apelidou de Apple File System (APFS). A mudança é quase impercetível para o utilizador mas, na verdade, existem grandes vantagens associadas a este update. Além de proporcionar uma maior rapidez e segurança aos ficheiros, consegue ainda libertar até quase 8GB de memória interna.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Imagem: Apple Insider

Depois da atualização ser disponibilizada, vários utilizadores começaram a publicar no Twitter a sua satisfação ao ver vários GB de memória a serem libertados devido ao iOS 10.3.

https://twitter.com/jonnymmxvi/status/846595431622569984?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=http%3A%2F%2Fwww.ctvnews.ca%2Fsci-tech%2Fapple-ios-update-creates-instant-storage-space-1.3343919

“No iOS 10.2 tinha 215GB e agora no iOS 10.3 com o APFS tenho 220GB de espaço livre! Isto é fantástico!”

“Armazenamento antes e depois de fazer o update para o iOS 10.3. É obrigatório fazer um backup andes de atualizar

“Wow, o iOS 10.3 deu-me 3GB de armazenamento”

Não esquecer que, caso ainda não tenha feito a atualização para o iOS 10.3, deve fazer uma cópia de segurança de todos os seus dados para evitar qualquer perda acidental.

Esta poderá ser a hipótese de dar uma nova vida aos modelos mais antigos e com apenas 8GB de memória interna.