Foi uma reviravolta na guerra que opõe taxistas e Uber em Espanha. José Andrés Díez, o advogado das associações de táxi, que conseguiu em 2014 que a tecnológica suspendesse o serviço UberPop (opção que permite a qualquer pessoa utilizar o seu carro para transportar pessoas) em Madrid foi contratado pela Uber espanhola. Mas não hesita: “Não sou nenhum traidor”, disse ao El Espanol.

De acordo com a publicação espanhola, José Andrés Díez é um dos maiores especialistas do setor dos transportes e foi ele quem encontrou a falha legislativa que permitiu o licenciamento dos veículos descaracterizados (VTC), com impacto no setor dos táxis. Também foi ele quem esteve a apoiar a cabify nas suas primeiras ações em Espanha.

“Há quem considere que sou um traidor no setor, mas não sou nenhum traidor”, disse ao El Español, acrescentando que deseja o bem aos taxistas, “mas que existem muitas coisas que estão a ser mal feitas, que é preciso uma evolução e que o táxi tem de ter uma visão do século XXI que hoje ainda não tem”.

A Uber em Espanha e José Andrés Díez afirmaram ao jornal espanhol que os contactos entre ambos só começaram “muito depois” da sentença do tribunal madrileno. Em 2014, a Uber tinha sido proibida de operar em Madrid pelo tribunal local, onde disponibilizava o polémico serviço UberPop – onde qualquer pessoa pode usar o seu carro para transportar pessoas.

Doi anos depois, voltou às ruas de Madrid, mas com o serviço UberX, que também existe em Portugal e recorre a empresas de animação turística ou rent-a-car, para operar.Na filial da tecnológica em Espanha, a função de Díez vai ser a de apoiar em questões relacionadas com o direito de transporte e a relação da empresa com motoristas e parceiros.

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