A Assembleia da República aprovou esta sexta-feira duas resoluções apresentadas pelas bancadas do Bloco de Esquerda e do PCP para que o Governo adote medidas para reforçar o investimento no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

As duas iniciativas de comunistas e bloquistas só tiveram o apoio complementar de “Os Verdes” e do PAN (Pessoas Animais e Natureza), mas passaram por via das abstenções das bancadas do PSD, PCP e CDS-PP. Mesmo assim, no caso do projeto de resolução do PCP, que recomenda ao Governo “medidas urgentes para debelar os problemas com que as unidades de saúde se defrontam em resultado do subfinanciamento, um dos pontos propostos foi chumbado.

O PSD opôs-se à intenção dos comunistas de fazer com que o Governo desenhe “um plano para aproveitar plenamente a capacidade instalada do SNS, começando com a internalização dos meios complementares de diagnóstico e tratamentos, designadamente análises clínicas, imagiologia e fisioterapia”.

Na série de votações desta sexta-feira, mais concretamente na área da educação, PS e CDS-PP chumbaram, com a abstenção do PSD, uma resolução apresentada pelo Bloco de Esquerda para a “valorização dos professores classificadores dos exames nacionais”. Este diploma bloquista teve o apoio do PCP, do PEV e do PAN.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR