Uma criança portuguesa de 11 meses foi diagnosticada com sarampo e está internada no Algarve, para vigilância, confirmando o segundo caso da doença em Portugal. O primeiro caso chegou a Portugal da Venezuela.

Graça Freitas, subdiretora-geral da Saúde, explicou ao DN que a criança terá sido contagiada por um familiar residente noutro país da União Europeia que veio a Portugal e terá já regressado.

Graça Freitas adiantou ainda que ambos os casos estão a ser monotorizados: “Estamos atentos a qualquer situação suspeita e temos a creche sob vigilância, embora a criança já lá não fosse há algum tempo por uma situação de doença anterior. Se houver casos nos possíveis contactos podemos antecipar a primeira dose da vacina para os seis meses ou dar imunoglobulina para idades mais precoces”, adianta. Com apenas 11 meses, a criança não teria idade para vacinação.

Mais de 500 casos de sarampo só este ano na Europa, avisa a OMS

A subdiretora-geral da Saúde garante que não há outros casos. Apesar do surto da doença que está a afetar a Europa, Graça Freitas garante que se tratam de dois casos isolados e não há motivo para alarme, afastando qualquer cenário de surto em Portugal. Porém, faz um alerta às pessoas que não têm a vacinação contra o vírus do sarampo em dia para que o façam, em especial às que forem viajar para fora do país. Vários centros de saúde estão a chamar crianças para serem vacinadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR