Até Maradona e Messi marcam golos de cabeça. Até Ronaldo, ainda sem idade para tirar a carta, passava a ferro a defesa do Manchester United no seu estilo ziguezagueante. Até Ronaldo, o Fenómeno, fazia a cabeça em água a qualquer adversário quando diziam que tinha peso a mais. O futebol tem essa magia de tornar gigantes os mais pequenos e de reduzir à média os mais altos. São apenas números. Mas podem ter influência.

Analisando e comparando o BI (ou CC, que agora é mais correto) dos dois plantéis, chega-se à conclusão que o Benfica é mais velho (27-25,1), o FC Porto é mais leve (74kg-75,2kg) e têm exatamente a mesma altura em média (1,81m). Há ainda assim um outro fator, também favorável aos encarnados: a experiência.

E quem são os líderes desses rankings? Nas idades, dois guarda-redes: Paulo Lopes pelas águias (que é seguido por mais cinco trintões: Júlio César, Luisão, Jonas, Eliseu e Jardel), Casillas pelos dragões (que só têm mais um elemento acima dos 30, Maxi Pereira). Nas alturas, de novo dois homens dos setores recuados: o central Luisão (1,94m) e o guarda-redes José Sá (1,92m). Nos pesos, dois extremos opostos: o guardião Ederson (89kg) e o avançado Depoitre (87kg).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR