Histórico de atualizações
  • Este liveblog fica por aqui, mas já abrimos outro, para acompanhar o jogo ao minuto. O Tiago Palma e o Bruno Roseiro já estão na tribuna de imprensa do Estádio da Luz para lhe contar tudo o que acontecer durante a partida. Fique com eles.

    Primeira Liga. Benfica e FC Porto empatam e deixam tudo em aberto

  • Jonas, umas das grandes ‘armas’ de Rui Vitória no ataque, completa em pleno no dia de clássico, 33 anos de idade. Pelo menos um presente Jonas já tem: a titularidade no onze do Benfica. Resta saber se marca (caso isso aconteça será a primeira vez frente ao FC Porto).

    Com Margarida Bibe

  • A nossa editora-executiva, Helena Coelho, vai ver o jogo e diz que a entrada no estádio está demorada.

    Os túneis de acesso ao estádio não também não estão fáceis:

  • As redes sociais estão inundadas de entradas a puxar por uma ou por outra equipa. Muitos, pelos excesso da linguagem, não podem ser reproduzidos, mas há quem alimente o bom espírito daquilo que devia ser, sempre, o desporto-rei:

    https://twitter.com/MiguelFreitas/status/848239896024186881

  • Bolas de golfe arremessadas no estádio da Luz

    A SIC Notícias dá conta que existiu uma rixa entre adeptos do Benfica. Os adeptos teriam bolas de golfe preparadas para arremessar aos adeptos do FC Porto. A Polícia para acalmar os ânimos obrigou à saída de todas as pessoas que estavam no local, incluindo o jornalista do Observador, Tiago Palma.

    Com Margarida Bibe

  • Benfica e FC Porto já estão no estádio

    Entretanto, também o autocarro que transporta os jogadores do FC Porto já chegou ao estádio da Luz. Isto significa que as duas equipas já se encontram no interior do recinto.

  • Claques do FC Porto estão a chegar ao estádio da Luz (vídeo)

    E agora, um vídeo do cortejo dos adeptos do FC Porto, que estão a chegar ao estádio da Luz escoltados por um perímetro de segurança montado pela polícia, enviado pelo Bruno Roseiro:

    [jwplatform FgZ07z0J]

  • O Bruno Roseiro envia fotografias do cortejo das claques do FC Porto, que entretanto já se encontra muito perto do Estádio da Luz.

    Outra imagem do cortejo do FC Porto:

  • Um detido à passagem do cortejo das claques do FC Porto

    Um homem foi detido junto ao perímetro de segurança montado para a passagem do cortejo das claques do FC Porto, conta o Bruno Roseiro. A detenção não está relacionada com o jogo, e o indivíduo não é um dos adeptos do FC Porto. O homem estaria a tentar atravessar o perímetro de segurança e terá insultado um polícia, sendo detido no momento.

  • Mais informações do Bruno Roseiro, que está com os adeptos do FC Porto. Terá havido um atraso com pelo menos um dos autocarros, e por questões de segurança e de organização, optou-se por esperar que chegassem todos os adeptos do clube antes de seguirem para o estádio.

  • O jogo é às 20h30 mas as movimentações rumo ao estádio já estão a começar. O autocarro do Benfica já deixou o centro de estágios do clube, no Seixal, e está a caminho do estádio da Luz. A viagem deverá demorar cerca de 15 minutos.

    Entretanto, o Bruno Roseiro, do Observador, está com a claque do FC Porto, e diz que o cortejo rumo ao estádio está atrasado. Mas já não deverá demorar muito.

  • "Se o Benfica perder amanhã não como"

    Entretanto, o Tiago Palma continua no exterior do Estádio da Luz em reportagem, e envia-nos mais informação sobre o ambiente entre os adeptos, antes do jogo:

    Adeptos portistas nem vê-los. Então, tomamos de novo o pulso às hostes benfiquistas. João, Fernando, Marco e Paulina. Chegaram de Vila Real por volta da hora de almoço. “São mil quilómetros. Mil! Num dia… É preciso ter muito amor ao clube”, começa por dizer Marco. Mas como é que vão matando o tempo até à hora do jogo.

    Toma novamente Marco a palavra: “Olha: vai-se ao Colombo dar um voltinha, bebem-se uns copitos…” Paulina interrompe-o, gracejando: “E dão-se uns calduços nos adeptos portistas se for preciso. Comer é que nada; já não me desce!” “Se o Benfica perder amanhã também não como. E durante a semana logo se vê”, explica Marco — e aqui o tom não era já de gracejo. Mas afinal, vence ou não?

    Palavra aos mais tímidos do grupo de quatro, João e Fernando. João é mais cauteloso: “É preciso é marcar mais um do que eles!” Fernando é mais de fezadas. “Ouvi aí dizer que o Jonas faz anos hoje, é ele que vai resolver isto”, atira. Vencendo o Benfica, o campeonato fica resolvido ou não. Aqui todos concordam em discordar. Uns dizem que sim, outros que não. Fernando ergue o tom da voz e conclui: “Se o Benfica vencer os quatro pontos chegam e sobram. Se perder ou empatar ainda há muito para jogar. Mas lá que os gajos [FC Porto] ficam com moral, ficam”.

    João, Fernando, Marco e Paulina, adeptos do Benfica à porta do Estádio da Luz. Imagem: Tiago Palma/Observador

  • Marcelo: "Vou sentar-me no sofá, ver calmamente o futebol e que ganhe o melhor"

    O Presidente da República sugeriu abraços entre adeptos de Benfica e FC Porto, que hoje se defrontam na 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, após o jogo ou, pelo menos, sem excessos de agressividade. “Não tenho partido. Vou sentar-me no sofá, ver calmamente o futebol e que ganhe o melhor, que corra pacificamente, que os adeptos terminem – já não digo abraçando-se uns aos outros, como eu gostaria, numa visão idílica do futebol português -, mas, pelo menos, não se agredindo verbalmente excessivamente, qualquer que seja o resultado”, disse.

    Marcelo Rebelo de Sousa falava à margem de uma homenagem às atrizes Laura Soveral e Adelaide João, na Casa do Artista, em Lisboa, e foi questionado sobre o ambiente de crispação no universo do ‘desporto-rei’ em Portugal. “Não sei como o Presidente pode contribuir para a ‘descrispação’ [no futebol português]. Quando era jovem, fui árbitro e gostava. Acho que agora não gostaria nada”, afirmou.

    O Presidente da República assegurou que, “ao contrário do primeiro-ministro, que é um torcedor pelo Benfica”, não vai ter agora uma equipa favorita: “nem pelo FC Porto, nem por nenhum clube português, nem sequer pelo meu clube, o Sporting de Braga”. “O Presidente da República só vai a um jogo, que é a final da Taça de Portugal”, esclareceu.

    Lusa

  • Adeptos do Benfica: campeonato fica "arrumado" hoje

    A três horas do início do clássico, o Tiago Palma está no exterior do Estádio da Luz a falar com os adeptos, para perceber como estão os ânimos antes do jogo. A reportagem é dele:

    Manuel (à direita) é emigrante e viajou propositadamente de França para assistir ao jogo na Luz. Artur é seu conterrâneo da Póvoa de Lanhoso, Braga. Um e outro apostam na vitória benfiquista no clássico. Mas com cautela — e só pelo resultado mínimo. “Por mim até pode ser um auto-golo no último minuto ou um golinho com a mão…”, atira de chofre Artur, que é depois interrompido por Manuel: “Eu aposto mais no Jonas. Mas um golinho de cabeça do Luisão num canto também não era mau”.

    Sobre o clima tenso que envolveu o jogo — e a presença de adeptos portistas que conseguiram bilhete para as bancadas destinadas ao adeptos do Benfica — nada os preocupa. “Olhe lá em volta: o que não aí é polícia. Estou mais descasado aqui do que estaria lá no Dragão”, explica Artur. Manuel é da mesma opinião: “É o costume. Só se dizem estas coisas para ver se afetam o Benfica, mas não afectam!” E depois do jogo, o campeonato fica “arrumado” com a vitória de Benfica ou Porto. Respondem quase em uníssono: “Fica, fica. Quem vencer aqui merece ser campeão, ponto final”.

    Artur (à esquerda) e Manuel (à direita). Imagem: Tiago Palma/Observador

  • Jorge Jesus diz que resultado do clássico “é o menos importante”

    O treinador do Sporting, Jorge Jesus, relativizou o peso do ‘clássico’ Benfica-FC Porto, da 27ª jornada da I Liga de futebol, nas aspirações dos ‘leões’ e refutou uma equipa mais moralizada por poder aproximar-se dos rivais. Num dia dominado pelas emoções do jogo entre os dois primeiros classificados no campeonato, separados por um ponto e com um impacto potencialmente decisivo no título, o técnico ‘leonino’ assumiu ainda não estar habituado a correr por fora na discussão da Liga.

    “Clássico? Aquilo que queremos é estar mais perto das equipas que estão à nossa frente. Normalmente sou eu que estou a discutir os primeiros lugares e o resultado para mim é o menos importante. Qualquer resultado que possa acontecer não vai beneficiar diretamente o Sporting”, afirmou Jesus, na conferência de imprensa realizada no Estádio José Alvalade.

    A uma distância de nove e dez pontos dos dois rivais, o treinador do clube de Alvalade descartou o tónico psicológico que uma eventual aproximação a Benfica e FC Porto possa ter na sua equipa, quando ficarão a faltar ainda sete jornadas para o fim da competição. “O Sporting sai sempre mais moralizado quando ganha. Ganhando ao Arouca, o Sporting sai mais moralizado. Agora, por ficar mais perto dos nossos rivais não. Estou habituado a estar lá e a disputar o primeiro lugar. É isso que me importa neste momento”, acrescentou.

    Sobre uma hipotética redefinição dos objetivos além do terceiro lugar da I Liga, Jorge Jesus preferiu não se alongar e apontou somente ao triunfo sobre o Arouca. “O Sporting quer chegar mais à frente, mais próximo dos nossos dois rivais. O Sporting joga, independentemente da classificação em que está, sempre para a vitória e para o objetivo que os rivais e o Sporting têm.”

    O Sporting, terceiro classificado da I Liga, com 54 pontos em 26 jogos, visita no domingo, às 18h00, o Arouca, 14.º, com 27 pontos, num jogo agendado para o Estádio Municipal de Arouca e com arbitragem de Luís Godinho (Associação de Futebol de Évora).

    Lusa

  • O clássico resumido em números

    Benfica é melhor em alguns pontos, FC Porto é melhor noutros. Mas há uma curiosidade apresentada pelo Goalpoint: a eficácia dos remates concretizados é exatamente igual, de 13%

  • Raúl Jiménez está fora mas não está esquecido

    Raúl Jiménez é uma das grande baixas do Benfica para o encontro, depois do problema muscular contraído na seleção mexicana. Mas não é por isso que se esquece como é importante uma vitória encarnada na partida desta noite

  • Carlos Xistra: o chefe da terceira equipa

    Carlos Xistra foi o árbitro nomeado para o encontro desta noite entre Benfica e FC Porto, uma decisão quase inevitável depois da lesão de Jorge Sousa, que estava inicialmente apontado ao clássico. Saiba mais sobre este albicastrense de 43 anos

    Futebol. Carlos Xistra é o árbitro do Benfica-FC Porto

  • Uma curiosidade: haverá problemas nas entradas?

    A SIC Notícias acaba de ter um momento interessante de reportagem: ao falar com o presidente da Casa do Benfica da Guarda, adeptos afetos aos encarnados aproveitaram a ocasião para perguntar como será com as entradas. E foi apresentado um exemplo prático: um benfiquista, devidamente vestido com camisola e cachecol, veio dos Açores para Lisboa só para ver o jogo mas comprou bilhete através de um conhecido que é sócio. Agora, diz que não sabe se o deixam entrar

  • Como se chegam aos 25 milhões de euros de impacto?

    O clássico desta noite, como já percebemos ao longo do dia, está a suscitar grande interesse em todo o país. Nos bilhetes, nos jornais, nas apostas. Mas existe um estudo capaz de quantificar o impacto económico: de acordo com o Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM , são 25 milhões de euros

    Clássico entre Benfica e FC Porto causa impacto económico de 25 milhões de euros

1 de 2