Pequeno fabricante automóvel de Norfolk, Inglaterra, a Zenos Cars, que tem no seu currículo a concepção e fabrico do inovador desportivo bilugar E10, acaba de ser comprada por um consórcio liderado por um rival directo – a também pequena marca britânica de desportivos AC Cars. Apesar de “pequena” em matéria de produção e gama de produtos, esta empresa é “grande” no que respeita à reputação e tudo porque é seu um dos desportivos mais respeitados dos anos 60, o AC Cobra, roadster clássico de dois lugares com motor V8 da Ford, que não é fácil de encontrar como usado abaixo dos 100 mil euros, podendo mesmo atingir o triplo do valor se estiver em muito bom estado.

Entregue a um administrador judicial desde Janeiro de 2017, devido à difícil situação financeira, a Zenos Cars passa assim para as mãos da AC Cars, bem como os seus bens e espólio, incluindo a fábrica, com os novos investidores a herdar igualmente toda a sua propriedade intelectual.

Recorde-se que a Zenos Cars foi fundada em 2012 por dois ex-funcionários da Lotus e da Caterham, Mark Edwards e Ansar Ali. Este último, hoje em dia, a trabalhar na McLaren Special Operations.

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Durante a sua curta existência, a Zenos Cars deu a conhecer apenas um modelo, o inovador E10. Uma invulgar proposta de dois lugares, construída a partir de um chassi em material compósito e alumínio, impulsionada por um motor EcoBoost de origem Ford. O modelo, que dispôs de algumas versões, foi produzido apenas durante dois anos (2015 e 2016), tendo terminado com pouco mais de 100 unidades fabricadas.

Com comercialização em mercados como o Reino Unido, EUA, França, Holanda, Bélgica, Japão, China, Hong-Kong, Suíça e Itália, para a dramática situação em que a marca acabou por cair muito contribuiu o recente cancelamento de várias encomendas provenientes de mercados fora do Reino Unido, que tradicionalmente representavam 50% das vendas.

Concretizada a compra da Zeno Cars, desconhecem-se os planos que o dono da AC Cars, Alan Lubinsky, tem para a marca de Norfolk. Ainda hoje a produzir modelos Cobra, mas na África do Sul, resta saber se Lubinsky pensa reactivar a produção do E10, e se esta continuará a ser realizada no Reino Unido. Sendo que, pelo menos no imediato, o principal desafio do sul-africano será certamente fazer frente àquele que já era o principal handicap da marca de Norfolk: os elevados custos de produção do único modelo da Zeno Cars.

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