Tem a carroçaria (a maior parte, pelo menos…) do BMW Z3, o pára-brisas e capota em lona de um Z3, até mesmo o interior de um Z3, mas a verdade é que não é apenas um BMW Z3. Trata-se sim de uma versão nunca vista do conhecido desportivo da BMW, variante sem rival, capaz de aliar ao prazer das viagens de cabelos ao vento, a adrenalina que só o todo-o-terreno proporciona. Eis, em suma, o BMW Z3 “Off-Roadster”.

Deriva de um BMW Z3 de 1997, equipado de origem com um quatro cilindros 1,9 litros a gasolina e caixa automática, mas o modelo em questão, que se encontra à venda pela módica quantia de 2.800 dólares (pouco mais de 2.500€) apresenta, no entanto, inúmeras novidades e inovações face ao original. Entre elas, a menos visível e inesperada será mesmo o novo motor escolhido pelo actual proprietário – um mais generoso seis cilindros 2,5 litros a gasolina, acoplado a uma caixa manual.

Contudo, uma vez aceite a “normalidade”, é caso para dizer que, a partir daí, tudo o resto são surpresas! A começar pela suspensão e escolha de pneus; estes últimos, uns Goodyear All Terrain 235/75 15 que, em conjunto com suspensões e molas significativamente mais altas, garantem a este Z3 argumentos de verdadeiro todo-o-terreno. Único senão: para acomodar tão generosos componentes, foi preciso abdicar de pára-choques e pára-lamas. Mas também, quem é que precisa de ninharias?

Existem, ainda, outras “particularidades” a que o futuro dono terá de se habituar. Por exemplo, o facto de não existir óculo traseiro, do sistema de escape não ter qualquer silenciador, de ponteiros como o do combustível ou da temperatura não funcionarem, do radiador (ainda o do quatro cilindros!) verter um pouco… Enfim, nada que não se resolva! Embora, refere igualmente o vendedor, também seja aconselhável não fazer muito quilómetros seguidos com o carro, sob pena de poder ficar parado num sítio qualquer.

Ainda assim, e como demonstração de abertura de espírito (ou desejo de se livrar do “mono”?), o actual proprietário diz-se disponível para trocar este Z3 “Off-Roadster” por “um qualquer modelo europeu dos anos 70”, preferencialmente “BMW e de valor similar”, ou até mesmo por um 4×4 ATV ou “qualquer coisa com rodas e um motor que possa ser interessante”. Elucidativo. Interessado?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR