O secretário regional da Saúde da Madeira e outras entidades subiram este domingo os nove andares do hospital do Funchal a pé, aderindo à iniciativa “Suba pelas escadas, a sua saúde agradece”.

“O governo [da Madeira] e a secretaria regional da Saúde quis com a sua presença manifestar o seu total apoio a esta iniciativa do movimento ‘Move Now’ que visa chamar a atenção da população e dos profissionais do Serviço Regional de Saúde (Sesaram) de que estamos a contribuir para a melhoria da nossa saúde usando as escadas e não os elevadores”, disse Pedro Ramos.

O médico argumentou que esta prática contribui para “a melhoria da saúde e para melhorar o bem-estar físico, mental e social”.

“Libertamos calorias, perdemos peso”, exemplificou, acrescentando que a iniciativa visa também “chamar a atenção de que este exercício físico pode ser feito também no horário de trabalho”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pedro Ramos referiu que esta iniciativa acontece no âmbito do programa do Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala a 6 de abril, na véspera do Dia Mundial da Saúde, elogiando o facto de o movimento ter escolhido o edifício do hospital dr. Nélio Mendonça (Funchal) para a realização desta ação.

Confirmou ainda que, a partir deste domingo, em cada lance de escadas do hospital vão ficaram inscritas as calorias que se perdem pela sua utilização.

A campanha “suba pelas escadas, a sua saúde agradece” é coordenada pela Associação da Madeira de Desporto para Todos (AMDpT), em parceria com a direção regional de Juventude e Desporto da região, Universidade da Madeira, o Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais e a Escola Superior de Enfermagem São José Cluny, com o objetivo de promover o desporto e a atividade física.

O governo madeirense salienta ainda que o mês de abril será dedicado ao tema “Move-te… no trabalho” e pretende “potenciar a atividade física e o exercício físico no local de trabalho e assim reduzir comportamentos sedentários”.

Por seu turno, Rafael Santos, responsável desta campanha, destacou a meta de “consciencializar” as pessoas para a necessidade de “mudança de comportamentos”, usando as escadas em vez dos elevadores e das escadas rolantes.

“Nesta atividade no hospital, que foi uma coisa simbólica, gastámos cerca de 50 calorias a subir e a descer” as escalas, apontou.

Rafael Santos acrescentou que estão previstas outras iniciativas no âmbito desta campanha ao longo do mês e que o objetivo é que “todas as instituições alertem os utentes para mudarem comportamentos”, admitindo que “não é fácil”.