O plenário do Conselho Económico e Social (CES) elege esta segunda-feira quatro vice-presidentes e cinco conselheiros convidados enquanto “personalidades de reconhecido mérito”, entre os quais Silva Peneda e Manuela Ferreira Leite.

O antigo presidente do CES José Silva Peneda deverá, assim, voltar ao Conselho, mas desta vez como conselheiro convidado, juntamente com Manuela Ferreira Leite, Ricardo Paes Mamede, Teresa Mendes e Francisca Guedes de Oliveira.

Os cinco nomes serão votados pelo plenário do CES, que se reúne ao inicio da tarde, na Assembleia da República, para dar posse aos novos membros.

O economista José Albino Silva Peneda, que já foi deputado nacional e europeu e ministro do Emprego, foi presidente do CES entre 2009 e 2015, funções que abandonou antes do final de mandato para ser conselheiro principal do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Manuela Ferreira Leite, que foi deputada e ministra da Educação e das Finanças, é atualmente presidente do Conselho de Orientação Estratégica da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, da Universidade Católica Portuguesa, e membro do Conselho Superior da mesma Universidade.

O economista Ricardo Paes Mamede é professor universitário, tal como a catedrática Teresa Mendes, ligada à engenharia informática, e Francisca Guedes de Oliveira especializada em Economia Pública e membro não executivo do Conselho de Administração da EDP Renováveis.

O plenário do CES deverá eleger para vice-presidentes os conselheiros Adriano Pimpão, Alberto Castro, Carlos Silva e João Vieira Lopes.

Serão ainda eleitos os conselheiros que vão integrar as Comissões Especializadas Permanentes do CES.

Para a reunião de hoje está ainda agendada a apreciação dos recursos apresentados pela Confederação dos Serviços de Portugal, a Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário e Confederação Portuguesa de Micro, Pequenas e Médias Empresas, a quem foi negado o pedido de entrada para o CES.

O plenário vai ainda debater e aprovar o Relatório de Atividades do CES relativo a 2016.

Este órgão do CES é composto por 58 elementos que representam as confederações patronais e sindicais, o Governo, o setor cooperativo, as profissões liberais, a ciência e tecnologia e autarquias, entre outras entidades.

A vaga para o turismo não foi ocupada por falta de candidaturas, assim como a destinada ao setor segurador.