O Conselho de Ministros de Moçambique marcou esta terça-feira as eleições autárquicas para 10 de outubro de 2018, as quintas do género na história do país, anunciou o porta-voz do órgão, Mouzinho Saíde.

“O Conselho de Ministros apreciou e aprovou o decreto que, sob proposta da Comissão Nacional de Eleições, marca a data das quintas eleições autárquicas para o dia 10 de outubro de 2018”, informou Mouzinho Saíde, em conferência de imprensa no final da reunião.

Ao abrigo da lei eleitoral moçambicana, as eleições autárquicas são marcadas pelo Conselho de Ministros, sob proposta da Comissão Nacional de Eleições (CNE). As últimas eleições autárquicas em Moçambique foram realizadas em 2013. A votação agendada esta terça-feira será a quinta do género desde a municipalização do país, em 1998.

Nas eleições autárquicas de 2013, a Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder desde a independência nacional em 1975, conquistou 50 dos 53 municípios, enquanto o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro maior partido, ganhou em três municípios.

A Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) não concorreu nesse escrutínio em protesto contra a lei eleitoral, que supostamente favorecia a Frelimo. Em 2019, Moçambique vai acolher as sextas eleições gerais (presidenciais, legislativas e provinciais).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR