Foi há 44 anos, a 3 de abril de 1973, que Martin Cooper, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Motorola, apresentou um dispositivo que iria revolucionar a forma como o ser humano comunicava: o Motorola DynaTAC. Para celebrar este marco, a Motorola divulgou um vídeo onde mostra os principais avanços feitos no mercado dos telemóveis, desde o primeiro até ao mais recente smartphone modular da empresa.

A ideia de criar um aparelho que permitisse comunicar a partir de qualquer local surgiu em 1947, no entanto, essa tecnologia ainda não tinha como ser alargada para o comércio geral. Foi em 1973 que Martin Cooper realizou a primeira chamada telefónica, através de um telemóvel, para o seu rival Joel Engel, chefe de investigação da Bell Labs. Foi assim que a Motorola anunciou o primeiro telemóvel do mundo, o DynaTAC.

Foram precisos 10 anos para que a empresa conseguisse aperfeiçoar o protótipo e colocar no mercado o telemóvel, sendo posto à venda como Motorola DynaTAC 8000X. Foi em 1973 que o telemóvel chegou às prateleiras do Japão, depois da marca ter aproveitado para aumentar a capacidade do equipamento e construir torres de transmissão necessárias para o serviço de telemóvel.

O equipamento media 33 centímetros de comprimento, 12 centímetros de largura e outros sete de espessura. O peso rondava os 2,5Kg e, para aqueles que acham que os smartphones aguentam pouco tempo ligados, a bateria durava menos de 10 horas em standby. O tempo máximo das chamadas que o utilizador podia realizar era de uma hora. O preço era de 4.000 dólares, na época, que correspondem, atualmente, a cerca de 22 mil dólares (quase 21 mil euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR