A lista dos melhores restaurantes do mundo, promovida anualmente sob a égide The World’s 50 Best Restaurants, voltou, este ano, a apresentar alterações à cabeça. Depois de em 2015 ter atribuído o primeiro lugar ao espanhol Celler de Can Roca e no ano seguinte ao italiano Osteria Francescana, desta vez enviou a distinção máxima para fora da Europa. Mais concretamente para o Eleven Madison Park, que fica em Nova Iorque. Os dois vencedores anteriores ficaram, respetivamente, em terceiro e segundo lugar na lista deste ano.

O restaurante, que fica num edifício histórico da Big Apple, o Eleven Madison, foi fundado pelo histórico Danny Meyer em 1998. Em 2011, Meyer vendeu-o ao chefe Daniel Humm e ao empresário Will Guidara, que são também responsáveis por um dos melhores bares do mundo, o NoMad, no hotel homónimo. A dupla transformou o restaurante: passou de uma brasserie de inspiração francesa a um dos destinos mais concorridos da alta cozinha mundial, com três estrelas Michelin desde 2012 e presença habitual no ranking que agora lidera.

Daniel Humm, de origem suiça, é o chefe do Eleven Madison Park (foto: Neilson Barnard/Getty Images)

Os 10 primeiros

Mostrar Esconder

Eleven Madison Park (Nova Iorque, Estados Unidos)
Osteria Francescana (Modena, Itália)
Celler de Can Roca (Girona, Espanha)
Mirazur (Menton, França)
Central (Lima, Peru)
Asador Etxebarri (Axpe, Espanha)
Gaggan (Banguecoque, Tailândia)
Maido (Lima, Peru)
Mugaritz (San Sebastián, Espanha)
10º Steirereck (Viena, Áustria)

Curiosamente, está previsto o Eleven Madison Park fechar em junho para obras na cozinha e na sala. Até lá, Humm e Guidara estão a servir um menu de degustação que faz uma retrospetiva pelos últimos 11 anos da casa (apesar de só a terem adquirido em 2011 trabalham ambos ali desde 2006). O restaurante deverá reabrir renovado em setembro.

Esta lista, que na verdade elege os 100 melhores restaurantes do mundo (o Belcanto, único representante nacional, foi colocado em 85ºlugar), faz-se das experiências que uma série de chefes, jornalistas e gastrónomos selecionados tiveram ao longo do ano. E não se livra de alguma polémica, em 2015 foi criado o movimento-petição Occupy 50 Best para denunciar a forma como os seus resultados são (ou podem ser) manipulados. Ainda assim, será, provavelmente a seleção do género mais respeitada a nível mundial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR