Um homem perdeu as pernas devido a uma bactéria infecciosa que se alimenta da carne humana e pode levar até à falência de alguns órgãos vitais, conta a BBC. Terry Pareja, de 65 anos, natural das Filipinas, estava de visita à Austrália quando começou a ficar doente, há cerca de um mês. Inicialmente, pensou-se que poderia ter sido uma picada de aranha, mas rapidamente acabou por ser diagnosticado com fascíite necrosante, doença provocada por esta bactéria que ataca através de pele ou tecidos fragilizados.

Mark Walker, professor e diretor do Centro de Investigação de Doenças Infecciosas alertou para as consequências desta doença rara.

A partir do momento em que a fascíite necrosante ataca, propaga-se muito rapidamente. As pessoas que apanham esta doença são tratadas com antibióticos, mas o mal já está feito”, explicou Walker.

Jeffmarey Pareja, filha da vítima, contou o sucedido. “Ele estava aqui de férias e acabou tudo por se transformar numa tragédia”, salientou. Com o objetivo de poder contribuir e a ajudar nos tratamentos, lançou uma campanha de angariação de fundos na internet, que já conta com um total de 13.950 dólares (cerca de 13 mil euros).

Página de angariação de fundos na plataforma Gofundme

A fascíite necrosante é causada pela bactéria Streptococcus que pode existe no nariz, na pele ou na garganta de muitas pessoas sem provocar quaisquer danos. No entanto, pode ser letal se afetar determinadas zonas do corpo, como o coração, os pulmões e os músculos através da pele ou de tecidos que estejam fragilizados. Acaba por atacar e alimentar-se da carne humana e pode chegar até a levar ao colapso de órgãos vitais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR