O CDS apresentou um requerimento a pedir uma audição urgente do ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para ouvir as explicações sobre a possível entrada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa na Caixa Económica Montepio Geral. O requerimento foi aprovado esta quarta-feira, por unanimidade, na comissão parlamentar de Trabalho e Segurança Social, antes de se iniciar a audição do ministro das Finanças, Mário Centeno. O deputado Filipe Anacoreta Correia lembrou que a Santa Casa é a concessionária da exploração dos jogos como o Totobola e o Totoloto, cujas receitas revertem para fins sociais.

António Vieira da Silva tutela a associação mutualista Montepio, dona da Caixa Económica com o mesmo nome. De acordo com notícias divulgadas na semana passada, o Governo estaria a promover a entrada da Santa Casa na instituição bancária de forma a consolidar a separação entre a associação mutualista e o banco, em nome de um projeto vocacionado para o desenvolvimento da economia social. O tema terá já sido discutido entre o Governo e os responsáveis da Santa Casa que atualmente é liderada por Pedro Santana Lopes.

Governo dá “luz verde” a investimento da Santa Casa no Montepio

A diversificação da base acionista da caixa económica, através da entrada de instituições de solidariedade social, é uma das vias apontadas para consolidar e independência da caixa económica em relação à associação mutualista, cuja situação financeira se degradou nos últimos anos, na sequência dos prejuízos acumulados pelo Montepio. No quadro desta separação, foi aprovada já esta semana a transformação da caixa económica em sociedade anónima, o que abre a porta em termos jurídicos à entrada de novos acionistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR