O líder Benfica, no reduto do Moreirense, e o ‘vice’ FC Porto, na receção ao Belenenses, prosseguem no fim de semana a luta ‘palmo a palmo’ pela I Liga portuguesa de futebol, na 28.ª jornada. Com sete encontros por disputar, os ‘encarnados’, comandantes da prova desde a quinta jornada, somam mais um ponto do que os ‘dragões’, depois do empate entre ambos na Luz, onde se repetiu o 1-1 da primeira volta, no Dragão.

Na primeira de sete ‘finais’ à distância, o Benfica joga no reduto de um Moreirense que vai numa série de nove jogos consecutivos sem vencer (quatro empates e cinco derrotas), desde a histórica conquista da Taça da Liga, enquanto o FC Porto recebe um conjunto que perdeu os últimos três jogos.

A formação ‘azul e branca’ é a primeira a entrar em ação, no sábado, no regresso ao Dragão, onde na última aparição perdeu a oportunidade de saltar para a frente do campeonato, ao empatar 1-1 com o Vitória de Setúbal, um dia depois de os ‘encarnados’ não passarem de um ‘nulo’ em Paços de Ferreira.

Depois de também não ter conseguido ascender ao comando na Luz, o conjunto de Nuno Espírito Santo, que venceu 12 de 14 jogos caseiros, tentar consegui-lo de forma provisória, no provável regresso de André Silva (15 golos na I Liga) ao ‘onze’, para o lado de Soares (16). Em caso de triunfo, perante um conjunto que pontuou na maioria das deslocações (quatro vitórias e três empates, em 13 jogos) e na primeira volta ’empatou’ (0-0) os ‘dragões’, o FC Porto ‘salta’ para 67 pontos, ficando, então, à espera do que as ‘águias’ farão em Moreira de Cónegos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Melhor equipa como visitante (nove triunfos e um total de 29 pontos, em 39 possíveis), o Benfica enfrenta um Moreirense que disputa o segundo jogo sob o comando de Petit, derrotado na estreia em Setúbal (0-2). O Benfica chega à 28.ª ronda após três empates seguidos, sendo que a última (3-3 na receção ao Estoril-Praia, após 2-1 fora), valeu um lugar na final da Taça de Portugal, num jogo marcado pelo regresso de Grimaldo.

Na presente temporada, a formação vimaranense já venceu os ‘encarnados’, num surpreendente 3-1 nas meias-finais da Taça da Liga, sob o comando de Augusto Inácio, que guiaria a equipa à vitória na prova (1-0 ao Sporting de Braga, na final). O Moreirense, que apenas conta mais quatro pontos do que os dois últimos (Nacional e Tondela), é das piores equipas a atuar em casa, onde só venceu dois de 13 jogos.

Mais perto dos dois primeiros, face aos dois empates consecutivos de Benfica e FC Porto, mas ainda a oito e sete pontos, respetivamente, o Sporting (57 pontos) procura o quarto triunfo consecutivo, sábado, na receção ao Boavista.

O ‘onze’ de Jorge Jesus, que venceu 10 dos 13 jogos caseiros, é claramente favorito, frente a um Boavista que só perdeu três de 14 encontros fora e até empatou 3-3 na Luz, mas não terá Iuri Medeiros, jogador emprestado pelo Sporting. Os ‘leões’ estão longe da frente, mas têm ainda mais folga em relação aos perseguidores, o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães, que seguem juntos no quarto lugar, com 47 pontos — momentaneamente, os ‘arsenalistas’ estão à frente, mas são os vimaranenses que têm vantagem no confronto direto.

Os bracarenses participam sexta-feira no arranque da ronda, no reduto do Feirense, a única equipa que, a exemplo do Sporting, venceu os últimos três jogos, enquanto o Vitória, que a meio da semana garantiu um lugar na final da Taça, recebe domingo o lanterna-vermelha Tondela (17 pontos). O Nacional, o outro clube abaixo da ‘linha de ‘agua’, com 17 pontos, também tem tarefa complicada, no Estoril, que soma 25 e procura fugir, em definitivo aos últimos lugares.

Mais acima, o Paços de Ferreira recebe o Arouca, num embate entre formações em crise, especialmente o conjunto aveirense (sete derrotas consecutivas), mas tranquilos na tabela, com 27 pontos, 10 acima da ‘linha de ‘agua’. Na luta pelo sexto posto, o Rio Ave (sétimo, com 38 pontos) recebe domingo o Vitória de Setúbal (11.º, com 34), enquanto o Marítimo (sexto, com 41) é anfitrião do Desportivo de Chaves (oitavo, com 36), segunda-feira, no fecho da ronda.

Veja aqui o programa da 28.ª jornada:

  • Sexta-feira, 7 abril

Feirense – Sporting de Braga, 20h30 (SportTV1)

  • Sábado, 8 abril

Paços de Ferreira — Arouca, 16h00 (SportTV1)

FC Porto — Belenenses, 18h15 (SportTV1)

Sporting — Boavista, 20h30 (SportTV1)

  • Domingo, 9 abril

Rio Ave – Vitória de Setúbal, 16h00 (SportTV5)

Estoril-Praia — Nacional, 16h00 (SportTV1)

Vitória de Guimarães — Tondela, 18h00 (SportTV1)

Moreirense — Benfica, 20h15 (SportTV1)

  • Segunda-feira, 10 abril

Marítimo – Desportivo de Chaves, 20h00 (SportTV1)