A EDP Comercial vai lançar uma fatura eletrónica interativa que vai permitir aos clientes consultar os dados do consumo e do seu contrato, mas também fazer alterações no serviço ou comunicar logo as leituras.

O lançamento comercial deste novo tipo de fatura, que será um ficheiro PDF adaptável ao ecrã de todos os dispositivos (telemóveis e computadores), vai avançar a partir da próxima semana, mas só estará disponível para os clientes que recebem já a fatura eletrónica e que são clientes da EDP Comercial. Neste momento, a elétrica tem quatro milhões de clientes com contrato de fornecimento de eletricidade e 600 mil no gás natural. De fora ficam os consumidores do serviço universal que são fornecidos pelo Grupo EDP e que estão na tarifa regulada.

A fatura interativa é uma das novidades da oferta comercial do grupo EDP, anunciada esta quinta-feira num encontro com jornalistas. A empresa não prevê para já avançar com nenhuma alteração da sua política comercial que passe por uma descida dos preços, com exceção de oferta pontuais. O presidente da EDP Comercial está “confortável” com a política de preços. Miguel Stilwell de Andrade acredita que a oferta comercial da empresa é competitiva do lado do preço, considerando todo o pacote de serviços oferecido aos clientes. Além de que o desconto depende de muitas coisas, dando como exemplo a opção por débito direto que custa apenas à empresa dois a três cêntimos por operação, contra cerca de 40 cêntimos que custa a cobrança por multibanco.

O responsável assinalou ainda que a comparação entre ofertas comerciais depende da forma como são comunicadas, sublinhando que o desconto proposto pela empresa tem sempre como referência a tarifa regulada.

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Em resposta aos jornalistas, o responsável da EDP Comercial assegura ainda que os preços praticados pela empresa no mercado liberalizado, mesmo depois de passar o primeiro ano de contrato, são inferiores aos do mercado regulado para o “cliente típico”, que representa mais de 90% do seus clientes. Miguel Stilwell reafirma a confiança na política comercial da EDP que vai ainda reforçar a aposta na oferta de serviços adicionais, apesar das críticas recentemente feitas pela Deco sobre a utilidade destes serviços e que suscitaram recomendações por parte do regulador.

300 mil clientes de eletricidade têm serviços adicionais. Regulador impõe regras às elétricas

O responsável da elétrica sublinha que os clientes estão satisfeitos com os serviços adicionais — que incluem revisão de segurança às instalações elétricas e de gás e a reparação de eletrodomésticos — que têm vindo a ser reforçados. “Não queremos ter clientes insatisfeitos, porque se não vão para a concorrência”, afirmou Stilwell. Este serviço chegavam a 200 mil clientes no mercado português no ano passado e a empresa espera alcançar 280 mil este ano, cerca de 7% do total.