Pedro Lapa já não é o diretor artístico do Museu Coleção Berardo. Num comunicado emitido durante a tarde desta quinta-feira, o museu informou que Lapa cessou funções no dia 2 de abril, depois de terminada “a sua comissão de serviço”. Rita Lougares irá assumir interinamente o seu lugar, avança o Expresso. A informação já foi confirmada ao Observador por Joe Berardo, a quem cabe a nomeação do diretor artístico do organismo na qualidade de Presidente Honorário do Conselho de Administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea — Coleção Berardo.

Ainda não é certo por quanto tempo Rita Lougares exercerá as novas funções, mas Joe Berardo garante que é uma pessoa com “experiência”, que “está desde o início no museu”. “Não podia tomar tão depressa uma decisão tão importante”, disse o Comendador, explicando assim a nomeação de uma diretora interina para o lugar de Pedro Lapa.

Sobre a saída de Lapa, Berardo garantiu que tudo se passou de forma natural e tranquila. Terminado o mandato, o antigo diretor artístico do Museu Berardo preferiu “regressar à universidade”. Joe Berardo não se opôs. Salientando que a relação com Pedro Lapa sempre foi muito boa, o Comendador adiantou que o historiador de arte será ainda responsável por duas exposições do Museu Berardo, que “já estavam acordadas” — uma este ano e outra em 2017.

Pedro Lapa assumiu o cargo de diretor artístico do Museu Coleção Berardo a 1 de abril de 2011. Ocupou-o durante seis anos, ou seja, durante três mandatos (cada mandato tem dois anos). Durante esse período, procurou sempre dar “especial relevo à vertente museológica apresentando a coleção em exposição permanente dividida em dois grandes períodos, 1900-1960 e 1960-2000”, contribuindo assim para a materialização “de um grande museu de arte moderna e contemporânea internacional em Lisboa”, refere o comunicado.

O ex-diretor artístico irá dedicar-se “a novos projetos”. “O Colecionador e o Conselho de Administração louvam o trabalho realizado e a dedicação integral durante os seis anos que Pedro Lapa dirigiu artisticamente o Museu Coleção Berardo, fazendo votos para que os seus projetos futuros continuem a obter os maiores sucessos”, referiu ainda o comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR