Depois de considerar que o ataque químico desta semana na Síria “ultrapassou numerosas linhas”, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump está a analisar as opções de retaliação com o Secretário da Defesa, James Mattis.

De acordo com as informações avançadas pela CNN, uma fonte confirmou que Donald Trump terá dito aos membros do Congresso que uma ação militar está entre as opções de retaliação. As mesmas fontes asseguram que a decisão ainda não está oficialmente tomada e o presidente dos Estados Unidos está ainda a ponderar as possíveis opções com James Mattis, o Secretário da Defesa, que está a viajar para a Florida para as discutir com Donald Trump. Impedir a Força Aérea síria de voar também está entre as possibilidades.

Trump declara que ataque químico na Síria “ultrapassou muitas linhas”

Para além de Jim Mattis, o painel de consultores do Departamento de Defesa incluem o General Joseph F. Dunford, o presidente do Estado-Maior Conjunto e ainda os oficiais militares do Comando Central dos Estados Unidos.

Autoridades dos EUA terão dito à CNN que o Pentágono já apresentou essas opções à administração a pedido da Casa Branca. A lista de soluções já estava previamente elaborada, numa antecipação a um eventual ataque como o que aconteceu na cidade de Khan Cheikhoun, que matou 86 pessoas e deixou vários feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR