Os filmes “Mulheres da Beira” e “Os Lobos”, feitos há quase 100 anos em Portugal pelo realizador italiano Rino Lupo, vão ser editados este mês em DVD, num trabalho de resgate de memória pela Cinemateca Portuguesa. De acordo com a Cinemateca, a edição em DVD dos dois filmes do cinema mudo português inaugura uma série de edições dedicada à ficção feita em Portugal entre 1896 e 1930 e incluirá obras, por exemplo, de Aurélio Paz dos Reis, pioneiro na sétima arte portuguesa, e de Leitão de Barros.

“Mulheres da Beira” (1922) e “Os Lobos” (1923) “são dois exemplos de filmes feitos em Portugal por realizadores que vieram de fora e acabaram por marcar o panorama cinematográfico do país antes da chegada do sonoro”, afirma a Cinemateca em comunicado. Na edição da Cinemateca, os filmes surgem com acompanhamentos ao piano por Nicholas McNair, gravados propositadamente para estes DVD: a música de “Mulheres da Beira” é uma composição original de Nicholas McNair e a de “Os Lobos” é a partitura original de António Tomás de Lima, de 1925.

https://www.youtube.com/watch?v=jZqDSilauag

Os dois filmes estão “entre as obras maiores de Rino Lupo, que conjugou na perfeição o seu olhar e experiência externa com algumas características locais de exceção, como as paisagens naturais, tradições e obras literárias portuguesas”, descreveu a Cinemateca. Esta nova série de edições de DVD da Cinemateca sucede à edição integral de “Jornal Português”, que reúne filmes propagandísticos do Estado Novo, e à obra etnográfica de Margot Dias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Rino Lupo, nascido em Roma em 1884, trabalhou em cinema em várias cidades, como Paris, Berlim e Moscovo, antes de chegar a Portugal, onde filmou, criou cursos de atores, lançou uma revista e rodou vários filmes, entre os quais “As aventuras do tenor Romão”, “Fátima milagrosa” e “José do Telhado”.

https://www.youtube.com/watch?v=VyEX-_XQ_9A

A Cinemateca recorda que a década de 1920 ficou marcada “pela ascensão de uma nova geração” de realizadores, como Leitão de Barros e Lopes Ribeiro e pelo “advento da ditadura militar, que tornaram mais difícil, tanto do ponto de vista estético como político, a continuação da atividade de um realizador estrangeiro cuja conceção de cinema era considerada ultrapassada”. O lançamento dos DVD dos filmes de Rino Lupo está marcado para o dia 12 na Cinemateca, em Lisboa, seguido de projeção de “Os Lobos”, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair.