789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Facebook introduz novas medidas de prevenção

Este artigo tem mais de 5 anos

O Facebook está preocupado com os utilizadores e com a influência que a rede social alcançou. Planeia lançar um filtro inteligente para detetar fotografias não autorizadas e "fake news".

i

Getty Images

Getty Images

O Facebook há muito que deixou de ser apenas mais uma rede social. É a maior do mundo e qualquer polémica associada à empresa de Mark Zuckerberg, como foi o caso das fake news, acaba por mexer com muitos interesses, organizações e pessoas.

A pensar na proteção dos utilizadores e nos perigos que o próprio Facebook pode criar, Zuckerberg anunciou que a empresa estraia a trabalhar numa ferramenta de inteligência artificial para prevenir o “revenge porn“, isto é, a “pornografia de vingança”, qualquer imagem intima publicada sem o consentimento da pessoa e que mostre qualquer tipo de nudez ou caráter sexual. Este é um fenómeno frequente após o fim de uma relação.

“Estamos focados em construir uma comunidade que mantém as pessoas seguras. Isso implica o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de inteligência artificial para prevenirem maus tratos”, pode ler-se no comunicado de Mark Zuckerberg. O presidente executivo do Facebook avança, ainda, que esta nova ferramenta de inteligência artificial vai impedir que sejam partilhadas fotografias de “revenge porn” no Facebook, no Messenger e no Instagram.

Quando uma imagem for comunicada à equipa de segurança da rede social, esta será analisada por um membro treinado e, provavelmente, será removida da plataforma. O perfil responsável pela publicação deve ser desativado logo de seguida, explica Antigone Davis, chefe do departamento de segurança do Facebook.

Segundo um estudo da Cyber Civil Rights Initiative (CCRI), 93% dos americanos que viram imagens intimas suas publicadas sem consentimento, apresentaram um stresse emocional significativo, enquanto 82% relatam terem tido problemas sociais, profissionais e noutras áreas importantes do seu dia a dia. Para ajudar as pessoas a reagir à situação, o Facebook disponibilizou um guia que se destina a ajudar as pessoas afetadas a atuar perante uma situação que queiram reportar por expor outra pessoa de forma imprópria.

OFacebook anunciou, também, que está a contribuir para a News Integrity Initiative (iniciativa da integridade das notícias). O objetivo deste movimento é o de identificar e resolver os problemas associados à falta de informação que leva à criação e à divulgação de fake news (notícias falsas).

Esta iniciativa foi criada por Craig Newmark, fundador do Craigslist, que considera o contributo do Facebook como um dos mais influentes. Esta não é a primeira iniciativa da rede social para combater o problema tendo já lançado filtros de deteção de notícias com pouca credibilidade a fim de evitar outro escândalo como aquele que ocorreu depois das eleições presidências dos Estados Unidos da América.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora