Um recluso espanhol, de 39, anos, que se encontrava a aguardar julgamento por crime de tráfico de droga fugiu esta sexta-feira do Estabelecimento Prisional de Viseu, informou a Direção-Geral Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

Numa nota enviada à Agência Lusa, a DGRSP afirmou que a fuga aconteceu por volta das 17h, durante o período de recreio. O detido trepou pela “rede laminada de segurança” e foi de imediato detetado pelas câmaras de vigilância do estabelecimento prisional. No pátio exterior da prisão, adiantou aquele organismo, estava um elemento do corpo da guarda prisional que, no entanto, não conseguiu evitar a fuga.

“Tendo em vista a recaptura do recluso, foram imediatamente acionados os meios próprios ao estabelecimento e, em conformidade com o manual de procedimentos, feitas as comunicações, designadamente, às diversas forças policiais, à Interpol e aos tribunais”, adiantou a DGRSP

O organismo disse ainda que já avançou com todas as diligências necessárias para a emissão de um Mandado de Detenção Europeu. Foi também mandado instaurar um processo de averiguações a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção da zona Centro, promovido por um inspetor coordenador “que é Procurador da República” que já se deslocou ao estabelecimento prisional de Viseu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR