O número de casos confirmados de sarampo em Portugal subiu para seis, anunciou esta sexta-feira o diretor-geral de Saúde, Francisco George, citado pela Lusa. O último balanço, divulgado na quinta-feira, apontava para cinco pessoas infetadas.

Os seis casos estão a ser investigados pelas autoridades de saúde. A ideia é perceber como é que o vírus foi em Portugal ou no estrangeiro. Segundo a Agência Lusa, os doentes são crianças que não foram vacinadas contra o vírus.

Durante o novo balanço, o diretor-geral de Saúde recordou que só recentemente é que as autoridades portuguesas receberam informação da Organização Mundial de Saúde sobre os surtos de Sarampo na Europa, que se devem sobretudo a pais e mães” que decidem não vacinar os seus filhos. De acordo com os dados da OMS, existem mais de 500 casos na Europa.

Em Portugal, a vacina contra o sarampo faz parte Programa Nacional de Vacinação e é administrada aos 12 meses. Por essa razão, Francisco George considera que os portugueses não têm motivo para se preocuparem, uma vez que existe uma grande cobertura nacional contra a doença. Contudo, o número de casos não é habitual, uma vez que se acreditava que o vírus estava erradicado do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR