O Senado americano confirmou esta sexta-feira Neil Gorsuch como juiz do Supremo Tribunal. O juiz conservador tinha sido nomeado pelo presidente no início de fevereiro, para um lugar deixado em aberto depois da morte do juiz Antonin Scalia, mas a sua confirmação pelo Senado esteve envolvida em alguma polémica, com os republicanos a mudarem inclusivamente as regras para conseguirem a nomeação de Gorsuch.

A votação final ficou em 54-45, a favor da confirmação, de acordo com o New York Times. Mas a vitória de Trump aconteceu depois de algum resistência dos democratas — contra esta nomeação — no Senado, que chegaram mesmo a usar a estratégia do filibuster. Esta é uma manobra política, que passa por uma espécie de bloqueio, através do prolongamento indeterminado de um debate, para evitar a votação do Senado — que tem de reunir três quintos dos votos para poder passar do debate à votação. Basicamente, através deste procedimento, os democratas estavam a tentar evitar a votação e chegou a haver um senador democarata a discursar durante 15 horas, para porlongar o debate. Os republicanos acabaram por responder com outra manobra do Senado, a “opção nuclear”.

Esta opção permite contornar o bloqueio do filibuster, a que os republicanos recorreram alterando a regra dos três quintos, exigidos para encerrar o debate e passar à votação, para a maioria simples. Ora, os republicanos têm maioria no Senado, pelo que conseguiram travar a tentativa dos democratas eternizarem o debate e não passarem à votação do nome de Gorsuch.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR