Estocolmo está a viver esta tarde um verdadeiro cenário de terror, depois de um camião ter atingido várias pessoas na rua Drottninggatan, no centro da cidade, embatendo depois no centro comercial Ahlens City. E este é já o quarto grande ataque deste género que se regista na Europa nos últimos nove meses, depois de Nice, Berlim ou Londres. Em paralelo, este modus operandi foi utilizado em ataques recentes no Egito (al-Arish) e em Israel (Jerusalém).

De referir que, nesta altura, não existem ainda dados suficientes para falar sobre o que se passou em Estocolmo e qualquer teoria não passa de mera especulação. Ainda assim, no final de 2016, numa altura em que ainda se fazia o rescaldo do ataque em Berlim, soube-se que, através da sua revista oficial publicada em novembro, o Estado Islâmico apelou ao uso de veículos pesados como armas e ensinou a preparar um ataque bem-sucedido.

Estado Islâmico publicou manual para jihadistas atacarem com camiões

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nice (França)

14 de julho de 2016. No Dia Nacional de França, um camião furou pela multidão que comemorava a data no Promenade des Anglais, em Nice, um dos locais mais simbólicos da cidade. 84 pessoas de pelo menos 16 nacionalidades perderam a vida, mais de 100 pessoas ficaram feridas, 18 em estado considerado grave. O autor do ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, que tinha dupla nacionalidade francesa e tunisina, foi morto no local.

Ataque em Nice: o que já se sabe e o que ainda não se sabe

Berlim (Alemanha)

19 de dezembro de 2016. Um indivíduo de nacionalidade tunisina desviou um camião com semi-reboque que regressava à Polónia desde Itália e fez 12 mortos e mais de 50 feridos no mercado de Natal na Breitscheidplatz. Quatro dias depois, o principal suspeito terá sido abatido perto de Milão. O Estado Islâmico do Iraque e da Síria reivindicou o ataque, algo nunca confirmado pelas autoridades.

Berlim. Número de mortos sobe para 12. Há 48 feridos

Jerusalém (Israel)

8 de janeiro de 2017. Um camião desviado por um palestiniano provocou a morte a quatro soldados israelitas em Jerusalém. Houve ainda mais 15 feridos (três em estado grave). O ataque deu-se na avenida Armon Hanativzm, um popular ponto da cidade com vista sobre a muralha da Cidade Velha. O atacante foi abatido a tiro.

Jerusalém: quatro mortos em ataque terrorista com camião

al-Arish (Egito)

9 de janeiro de 2017. Um bombista suicida ao volante de um camião com explosivos foi contra um posto de controlo egípcio da polícia na cidade de al-Arish, em Sinai. O acidente provocou nove mortos e feriu dez pessoas. O camião de recolha do lixo tinha sido roubado uns dias antes.

Bombista suicida mata pelo menos nove pessoas com camião no Egito

Londres (Inglaterra)

22 de março de 2017. Um indivíduo ao volante de um veículo atropelou várias pessoas na ponte de Westminster, antes de embater no gradeamento circundante do Parlamento britânico. Antes de ser abatido, ainda saiu do carro e esfaqueou um polícia. Seis pessoas morreram (a última das quais esta sexta-feira, Andreea Cristea, romena que tinha caído da Ponte), cerca de 40 ficaram feridas. O atentado foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Ataque em Londres: 82 segundos e por motivo desconhecido