O viaduto de Alcântara, em Lisboa, só vai ser reaberto em maio, de acordo com declarações do gabinete de comunicação da Câmara Municipal da capital ao Público. “A reabertura está prevista para o mês de maio”, disse a fonte do jornal, explicando que “foi feita uma inspeção técnica ao viaduto e encontram-se a ser executados trabalhos suplementares de manutenção”.

A circulação entre a avenida de Ceuta e a zona das docas foi interrompida em 22 de março passado, depois de um alerta dado pelos Bombeiros Sapadores de Lisboa e terá surgido na sequência da queda de peças da estrutura. A manutenção do viaduto é da responsabilidade da Câmara de Lisboa e, quando a anomalia foi detetada, a autarquia emitiu um comunicado em que garantia que vistoria técnica mais recente tinha sido realizada a 13 de fevereiro de 2017, “não tendo sido detetada qualquer anomalia ou problema no viaduto“.

A estrutura, erguida há 40 anos e qualificada como “provisória”, foi alvo de uma obra de reforço em 2005 e é regularmente examinada pelos serviços técnicos responsáveis, assegurou, também, a Câmara. Segundo a Câmara de Lisboa, o desvio de um pilar e da estrutura terá sido causado “pelo embate de um veículo pesado na guarda superior do viaduto”, não existindo risco de colapso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR