Um programador de computador russo, Pyotr Levashov, foi detido na cidade espanhola de Barcelona. A informação foi avançada à agência Reuters este domingo por um porta-voz da embaixada russa em Madrid.

A estação de televisão russa RT adianta que Levashov era suspeito de ter estado envolvido em ataques informáticos ligados à alegada interferência de espiões russos nas eleições presidenciais americanas. O especialista em informática foi detido ao abrigo de um mandado de prisão internacional emitido pelos Estados Unidos, avança a estação russa que cita a polícia espanhola.

O porta-voz da embaixada não revelou as razões por trás desta detenção que foi comunicada à representação diplomática russa na passada sexta-feira. O Governo americano acusou formalmente a Rússia de ataques informáticos aos mails do Partido Democrata com o objetivo de ajudar a campanha presidencial de Donald Trump. O congresso norte-americano vai também investigar as ligações entre a Rússia e a campanha para as eleições presidenciais.

As interferências russas e a tentativa de influenciar os resultados eleitorais foram sempre desmentidas por fontes oficiais russas e pelo próprio presidente Vladimir Putin. No entanto, já em janeiro a polícia espanholas tinha prendido um outro informático russo, a quem foi dado o nome de Lisov, também em cumprimento de um mandado internacional americano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR