Em 2016, o chefe peruano Diego Muñoz fez um périplo por restaurantes de todo o mundo. Uma das paragens foi o Mini-Bar de José Avillez, que conhecera uma década antes durante um estágio no El Bulli e com quem desenvolveu uma relação de amizade. Nesse dia, em abril, Avillez e Muñoz serviram um grande almoço a quatro mãos, com alguns dos best sellers de ambos os chefes.

Em breve, vão repetir a sociedade. Mas agora de forma permanente. Na apresentação que encerrou o Peixe em Lisboa, Avillez surpreendeu os presentes com a revelação de que a mezzanine do Páteo, no interior do Bairro do Avillez, irá receber, “num par de meses”, a Cantina Peruana, um restaurante em parceria com Muñoz.

Diego Muñoz no almoço que deu com José Avillez no Mini Bar, em abril do ano passado.
(foto: DR)

E seria o chefe peruano a prosseguir a apresentação, fazendo dois pratos clássicos do seu país que farão parte da ementa do espaço, um ceviche nikkei e um tiradito. Muñoz — que se destacou no mítico Astrid y Gastón, enquanto sucessor de Gastón Acurio — explicou que a Cantina Peruana será um restaurante que “mostrará as várias influências da cozinha do Peru”. Mas com “produtos portugueses”, como a cavala que escolheu para o ceviche que confecionou à frente dos presentes.

Ainda não há uma data definida para a abertura — ambos falaram em “alguns meses” — e deverão surgir mais detalhes acerca deste projeto muito em breve. Para já fica a notícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR