A Guarda Nacional Republicana (GNR) terminou no dia 9 de abril a Operação “Spring Break”, que teve como objetivo “prevenir a adoção de comportamentos de risco por parte da população jovem que se desloca nesta altura do ano para o sul de Espanha e Catalunha em férias escolares, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que os transportaram”, afirma a entidade no site oficial.

Nesta mesma operação, os militares dos Comandos Territoriais fiscalizaram 84 veículos e registaram 15 contraordenações, sendo que três delas são pelo consumo de estupefacientes e oito por infrações rodoviárias, como incumprimento dos tempos de descanso.

A operação teve duas fases. A primeira, dias 3 e 4 de abril, promoveu 2.300 ações de sensibilização junto de 8.315 alunos, alertando-os para comportamentos de risco. A segunda, de 5 a 9 de abril, deu-se nas fronteiras terrestres de Vilar Formoso (Guarda); Caia (Portalegre) e Vila Real de Santo António (Faro). Nesta última foram então registadas as 15 contraordenações.

As operações foram levadas a cabo por militares dos comandos territoriais, apoiados pela investigação criminal juntamente com binómios cinotécnicos de deteção de droga e da valência do transito, afirma-se ainda em comunicado. Esta operação teve também o apoio e coordenação com a Guarda Civil espanhola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR