A Casa Branca acusou esta terça-feira o Governo russo de ter encoberto o ataque com armas químicas que levou a uma resposta norte-americana contra uma base síria. A Administração Trump usa, segundo o New York Times, informações dos serviços de inteligência, incluindo um relatório desclassificado de quatro páginas, que acusa os governos sírio e russo de tentarem “confundir” a comunidade internacional com desinformação e “falsas narrativas” sobre o ataque com armas químicas que matou mais de 80 pessoas.

Fontes anónimas da Casa Branca, citados pelo New York Times, dizem que o objetivo russo foi encobrir a culpabilidade do regime sírio. As mesmas fontes disseram que não têm informações suficientes para afirmar que o Governo russo sabia previamente dos planos de Assad para operar o ataque com armas químicas.

Uma outra fonte da Casa Branca diz que Moscovo — devido à cooperação com o exército sírio — terá de responder pelos ataques. O jornal cita ainda funcionários do Pentágono que dizem que havia russos na base síria de onde foi lançado o ataque com armas químicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR