Espanha ainda não recuperou do choque que a notícia da morte de Carme Chacón provocou. A antiga ministra da Defesa e a primeira mulher a ocupar o cargo, nunca teve medo de pisar o risco. Mas isso não significa que todos tenham ficado tristes com o desaparecimento da socialista. Lagarder Danciu é uma dessas pessoas.

Ativista romeno residente em Madrid, Danciu usou a sua conta de Twitter para atacar a ex-ministra espanhola. “Morreu a rainha dos desalojados, tinha problemas cardíacos, não tinha coração…”, escreveu o ativista. “Este país hipócrita chora por Carme Chacón e pelas 50 mil pessoas sem casa que dormem na rua não há dor nenhuma…”

Num outro tweet, questionou “porque é que todos os mortos são bons?”. “Leio os comentários racistas e dá-me muito em que pensar. Os despejos que Chacón provocou ainda doem.” Os comentários de resposta às afirmações do ativista romeno não tardaram, com muitos a pedirem a Danciu que respeitasse a dor dos familiares de Chacón. “Devemos lembrar os erros dos políticos hoje e amanhã”, respondeu o romeno a uma das muitas respostas recebidas.

Como explica o jornal El Español, os comentários são uma referência a uma medida do tempo que Chacón era ministra da Habitação. Esta previa que os senhorios pudessem despejar os inquilinos que não cumpriam com as suas obrigações, com o objetivo de proteger e incentivar o arrendamento.

Carme Chacón foi encontrada morta no seu apartamento, em Madrid, durante a tarde de domingo. Tinha 46 anos e sofria de problemas cardíacos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR