O vídeo ainda não parou de circular nas redes sociais: um passageiro da companhia aérea norte-americana United Airlines foi expulso de forma violenta de um avião no passado fim de semana depois de se ter recusado a abandonar o seu lugar. O homem, um médico asiático, ia viajar de Chicago para Louisville quando foi informado pela tripulação de bordo que tinha de sair porque o avião se encontrava sobrelotado.

Depois de se recusar a abandonar o seu lugar, uma vez que tinha compromissos em Louisville que não podia adiar, foi chamada a polícia do aeroporto, que prontamente o expulsou do avião. De acordo com outros passageiros, o homem acabou por regressar ao avião, ensanguentado e com tonturas.

O incidente, que foi todo captado em vídeo, foi depois divulgado no Facebook, gerando uma onda de indignação e obrigando os responsáveis da companhia a reagirem à situação, ocorrida apenas um mês depois de duas meninas de dez anos terem sido impedidas de embarcar num dos aviões da companhia porque estavam de leggings.

“Este incidente é perturbador para nós”, disse o presidente-executivo da empresa, Oscar Munoz, em comunicado, pedindo “desculpa por termos de reacomodar os nossos passageiros”. Munoz garantiu ainda que a United Airlines está a trabalhar conjuntamente com as autoridades de modo a perceber o que é que aconteceu a bordo do voo 3411.

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Passageiro expulso à força de avião da United Airlines por falta de lugares

Mas, numa outra nota, enviada aos trabalhadores da companhia e divulgada pela Associated Press, o mesmo executivo explicou que a situação decorreu depois de um dos passageiros “se recusar a abandonar o avião”, obrigando a chamar a polícia. “Os nossos trabalhadores seguiram os procedimentos estabelecidos“, garantiu. “Apesar de lamentar esta situação, permaneço do vosso lado e quero recomendar-vos que continuem a fazer de tudo para assegurar que voamos de forma segura.”

Defendendo que “existem lições que podem ser tiradas desta experiência”, Munoz salientou, contudo, a importância de “tratar os nossos clientes com respeito e dignidade”, uma postura que defende estar no “coração de quem somos”. “Devemos sempre lembrar-nos disso independentemente de quão desafiante é a situação”, concluiu.

Em entrevista à CNBC, o antigo diretor-executivo da Continental Airlines, Gordon Bethune, considerou que situações devem ser tratadas com muito mais “maturidade”. “[A United] tenta fazer um trabalho profissional, mas nem todos a bordo de um avião são profissionais“, afirmou. “Esta reação imatura perturba-nos a todos.”

Vaga de memes para criticar atitude da United

O caso entretanto tornou-se absolutamente viral, multiplicando os comentários e memes alusivos à atitude dos funcionários da United Airlines. Pode ver abaixo alguns dos exemplos, muitos deles recorrendo a personagens de ficção (umas mais, outras menos) hostis para simbolizar a política de gestão de passageiros da companhia áerea.

O novo Fight Club? 21 memes do caso de sobrelotação da United Airlines