O Standard Bank entregou esta quarta-feira 1,2 milhões de meticais (cerca de 17 mil euros) ao Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC) de Moçambique para apoio à população afetada pelo ciclone Dineo.

O objetivo é apoiar a região de Inhambane, no sul do país, a “retomar o seu ritmo normal de vida e apoiar na reconstrução das infraestruturas públicas danificadas”, anunciou a instituição bancária. O banco está “ciente” de que o contributo “poderá fazer uma grande diferença”, mas não vai cobrir na totalidade as necessidades, razão pela qual a instituição se dispõe a colaborar noutras ações.

“O ciclone Dineo causou estragos nas infraestruturas públicas, nomeadamente escolas, hospitais, entre outros edifícios do governo, cuja reconstrução exige um esforço redobrado”, referiu esta quarta-feira o diretor-geral do INGC, João Machatine, ao receber o donativo.

O ciclone Dineo matou sete pessoas e feriu mais de 50, deixando 770 mil pessoas numa situação de vulnerabilidade na província de Inhambane, em fevereiro. O ciclone provocou prejuízos estimados em 900 milhões de meticais (cerca de 12 milhões de euros). Moçambique é ciclicamente afetado por calamidades naturais, como cheias, ciclones e períodos de seca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR